128 GB: Samsung cria memória flash ultrarrápida que pode integrar Galaxy S6

2 min de leitura
Imagem de: 128 GB: Samsung cria memória flash ultrarrápida que pode integrar Galaxy S6
Imagem: AndroidWorld

A questão de armazenamento nos celulares é um assunto delicado. Inicialmente, ele era bem pequeno, sendo possível lotar o aparelho com algumas poucas músicas. Depois, os slots para cartões microSD abriram um novo mundo de possibilidades, com opções para todos os gostos e bolsos. Porém, a velocidade foi sempre um problema, principalmente depois de um tempo instalando e removendo apps. Não adianta ter um espaço gigantesco em disco se ele não dá conta de tocar vídeos em alta resolução ou rodar games sem engasgar. Como resolver isso?

Se depender da Samsung, a resposta é simples: criar um novo chip com a tecnologia de unir armazenamento a velocidades impressionantes de acesso. A empresa anunciou na última quarta-feira (25) que deu início à produção em massa dos chips de memória ultrarrápidos de 128 GB baseados na especificação UFS 2.0 (Universal Flash Storage) – os primeiros da indústria. A informação é de que a nova memória flash é pelo menos 2,7 vezes mais rápida do que a desenvolvida em cima do padrão eMMC 5.0.

Comparado com os cartões microSD mais comuns do mercado, a Samsung alega que a nova tecnologia tem uma performance 28 vezes melhor. Não é de se surpreender, já que em seu comunicado oficial, a empresa compara as velocidades sequenciais de escrita e leitura a dos badalados SSDs para PCs. Como se isso não fosse o bastante os novos chips devem ajudar a manter sua bateria carregada por mais tempo, já que o hardware anunciado deve gastar 50% a menos de energia do que os modelos atuais.

Surpresinha dentro de alguns dias?

A companhia não divulgou a lista de clientes para a memória flash, mas a produção em massa indica que há um grande mercado interessado no produto. A Apple, por exemplo, utiliza as memórias da Samsung em seus aparelhos, e não seria de se estranhar que buscasse um aumento de performance em versões futuras deles. Porém, a especulação mais quente é de que os sul-coreanos apresentariam um exemplo da tecnologia dentro de suas próprias fileiras, tendo o Galaxy S6 e seu irmão, o Galaxy S6 Edge, como os principais candidatos para a vaga.

Não vai ser preciso esperar muito para saber a resposta, já que estamos há apenas alguns dias do evento Unpacked 2015, no qual a Samsung vai revelar oficialmente seus novos aparelhos. Além disso, como o chip terá versões de 32 e 64 GB adicionalmente à de 128 GB, não deve demorar até que vejamos o armazenamento ultrarrápido aplicado em dispositivos mobile mais modestos – para a felicidade de quem não pode gastar todo o salário nos celulares top de linha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.