Galaxy S4 e S5 recebem versões não oficiais do Android 5.0 Lollipop

1 min de leitura
Imagem de: Galaxy S4 e S5 recebem versões não oficiais do Android 5.0 Lollipop
Imagem: Phone Arena

Goste você dos aparelhos da marca ou não, é impossível negar a popularidade dos dispositivos da linha principal de smartphones da Samsung. Os celulares da série Galaxy S costumam vender milhões de unidades, e os dois últimos produtos, o S4 e o S5, não fizeram diferente – o que também explica a grande base de desenvolvedores dando suporte a esses telefones móveis.

No entanto, é conhecido o fato de que a empresa coreana não tem o hábito de atualizar seus aparelhos com a maior agilidade, o que provavelmente vem levando os donos dos Galaxy S4 e S5 a observar o Android 5.0 Lollipop com olhos cheios de cobiça e ansiedade. Caso seja esse o seu caso, provavelmente vai gostar de saber que já estão disponíveis as primeiras versões não oficiais do novo sistema para vários modelos dos dois dispositivos.

Cortesia dos desenvolvedores membros dos fóruns da XDA, o firmware do Lollipop já pode ser baixado para três variante do Galaxy S5 (SM-G900I, SM-G0900F e SM-G900M) e para a variante Qualcomm do S4 (GT-I9505). Embora já tenham surgido prévias na internet mostrando o top de linha mais recente da série rodando a versão da Samsung do novo Android, ela provavelmente ainda vai demorar um pouco para ser liberada para todos.

Pilhas de bugs

Os firmwares não oficiais liberados são baseados em AOSP (no S5) e em uma build Alpha do CyanogenMod 12 (no S4), portanto eles ainda contêm uma série de bugs que precisam ser solucionados antes que se tornem totalmente funcionais. Por enquanto, os problemas restantes no sistema para o aparelho mais recente impedem apenas o funcionamento da câmera e do NFC.

Já a modificação do CM 12 para o S4 conta com um montante maior de falhas, tonando inoperantes o armazenamento externo, o GPS, o infravermelho, o NFC, o RIL e o som. Dessa forma, caso você queira uma versão totalmente funcional do novo sistema da Google, é recomendado esperar novas atualizações por parte dos desenvolvedores do XDA – ou então aguardar o lançamento oficial da Samsung.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.