Gear VR: Samsung lança óculos de realidade virtual para o Galaxy Note 4

2 min de leitura
Imagem de: Gear VR: Samsung lança óculos de realidade virtual para o Galaxy Note 4
Imagem: Samsung

A Samsung apresentou durante a conferência da empresa na IFA 2014 o Gear VR, um óculos de realidade virtual que busca a imersão em "uma nova experiência de consumo de conteúdo móvel" a partir de um ambiente cinemático virtual e realista. Ele é um acessório que encaixa-se com o Galaxy Note 4 (que fica na parte interior do visor) e funciona em conjunto com o mais novo phablet.

O produto é uma parceria entre a Samsung e a Oculus, a fabricante do Oculus Rift que agora pertence ao Facebook, e tem como destaque o foco nos dispositivos móveis. O funcionamento é basicamente o mesmo do Oculus Rift e até do Google Cardboard: você coloca os óculos, a tela é dividida entre seus dois olhos e o conteúdo de realidade virtual faz com que você se sinta em outro ambiente.

O Gear VR funciona até agora somente com o Galaxy Note 4, por causa do hardware do phablet, da alta qualidade da tela (melhor até do que o último kit de desenvolvimento do Oculus Rift) e do software desenvolvido pela Oculus. Por isso, a chance de "sentar nos melhores lugares do cinema, estar dentro de uma performance em vídeo de 360º e apreciar jogos como nunca antes" torna-se uma boa propaganda para o próprio gadget.

Para jogar, como não é possível tocar na tela do phablet, você precisa improvisar: além do trackpad, em uma das imagens vemos uma pessoa usando os óculos e um joystick.

Especificações técnicas

  • Lentes ópticas: campo de visão 96°
  • Sensor: Acelerômetro, girômetro, de campo magnético e proximidade
  • Interface física: Touchpad, botão traseiro e chave de volume
  • Medida do headset: 19,8x11,6x0.90 cm
  • Conexão: microUSB

Um trackpad foi adicionado para que você navegue por menus e jogue de forma mais confortável. A câmera ainda pode dar a você uma imagem do mundo à sua volta, para que o usuário não fique preso demais ao visor dos óculos.

O produto vem acompanhado de um cartão microSD com trailer e vídeos em 3D, além de ferramentas preparadas pela própria Samsung. Elas incluem um tour pelo laboratório de Tony Stark (publicidade de "Os Vingadores 2: A Era de Ultron), um show do Cirque du Soleil e até uma demonstração de como é ser o pilogo de um Jaeger de "Círculo de Fogo". Os apps estarão disponíveis pela Oculus Store, uma loja virtual própria ainda em desenvolvimento.

O Samsung Gear VR deve começar a ser enviado em outubro para consumidores. Bundles do óculos com o Galaxy Note 4 ainda são estudados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.