Samsung estaria perdendo lucros por causa do distanciamento da Apple

1 min de leitura
Imagem de: Samsung estaria perdendo lucros por causa do distanciamento da Apple
Imagem: Lucky Robot

A Samsung tem enfrentado alguns problemas recentemente, informando queda de lucros nos últimos quatro meses. Apesar de parte disso ser atribuído à queda de vendas de celulares — área em que, apesar disso, a coreana continua a dominar — a Apple tem prejudicado o rendimento da Samsung por causa de não ser mais sua cliente na produção de microprocessadores.

Com a fabricante TSMC se dedicando exclusivamente ao A8 da Apple — que será usado no iPhone 6 —, a situação da companhia coreana na produção de chips lógicos está difícil, de acordo com informações doThe Wall Street Journal.

A Samsung admitiu recentemente em uma conferência que o panorama não está muito animador. “Vendas e lucros do Sistema LSI (negócios de chip lógico) pioraram, assim como a demanda para os principais consumidores continua a cair,” disse Robert Yi, chefe das relações com investidores da Samsung.

Seus comentários confirmaram — ainda que indiretamente — que o gradual distanciamento da Apple enquanto consumidora de microprocessadores estaria acabando com seus lucros.

Clima hostil

Há relatos de que o relacionamento de ambas as empresas na corte fez com que a Apple passasse a buscar meios de se distanciar de sua rival. Os dispositivos iOS atuais — do A4 até o A7 — ainda utilizam chips fabricados pela  Samsung, por questões de produção e tecnologia. O A8, no entanto, será fabricado pela TSMC. As vendas da linha de processadores mobile da própria Samsung, a Exynos, também tem sido fracas.

No mês de julho, a TSMC começou a enviar os processadores A8, como parte da estratégia de preparação para a esperada demanda do iPhone 6. Segundo o The Wall Street Journal, os chips são produzidos usando um processo de 20 nanômetros.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.