Samsung vê lucros caírem e culpa baixa demanda por tablets e smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Samsung vê lucros caírem e culpa baixa demanda por tablets e smartphones

A Samsung liberou o relatório financeiro da empresa para o segundo quadrimestre do ano com uma surpresa: um documento que explica os números que serão lidos pelos investidores. Eles ainda são incrivelmente altos, porém menores que o esperado.

A fabricante registrou um lucro operacional de US$ 7,1 bilhões, abaixo da estimativa de US$ 8 bilhões e 24% menor que o mesmo período do ano passado. Como complemento, 78 milhões de smartphones foram enviados para venda ao redor do mundo, contra 87,5 milhões de unidade no primeiro quadrimestre de 2014.

O que aconteceu?

Segundo a Samsung, os números são resultado da economia sul-coreana: a moeda local, o won, está se valorizando só agora para competir contra euro, dólar e outros rivais. Além disso, houve "um aumento de concorrência na China e em alguns mercados europeus", o que levou ao maior número de aparelhos disponíveis nos mercados de entrada e intermediário. A quantidade de promoções para esgotar estoques também deve ser levada em conta.

De acordo com a empresa, o segundo quadrimestre é tradicionalmente mais fraco na China, sendo que mais modelos ainda foram lançados por conta da competição por preço e da menor demanda por produtos 3G, com o crescimento do 4G LTE no mercado local.

Para explicar o baixo desempenho dos tablets, o argumento é que o ciclo de troca dos consumidores de um aparelho para o outro é maior e estaríamos na metade de um, o que justifica as vendas reduzidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.