App da Samsung quer salvar a vida de pedestres distraídos com o celular

2 min de leitura
Imagem de: App da Samsung quer salvar a vida de pedestres distraídos com o celular
Imagem: Learning Tech

Muita gente não sabe disso, mas a Samsung possui um aplicativo mobile feito sob medida para cuidar da segurança do pessoal que sai batendo perna por aí sem tirar os olhos do celular. Com o nome singelo de Walk Mode, o app está disponível na Google Play desde maio e parece não ter se tornado exatamente um sucesso de público, conseguindo menos de 500 downloads até o momento.

A ideia do programa é bastante interessante e utiliza todo tipo de recurso do smartphone para evitar que você dê um passo em falso, atravesse a rua no sinal vermelho ou arrebente a cara em um poste que “surgiu do nada”. Ok, mas se a proposta é tão boa assim e repleta de funcionalidades, por que ela não se tornou um fenômeno mundial?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De olho na sua segurança

Segundo o portal The Next Web, o Walk Mode foi desenvolvido inteiramente pela Samsung Índia e acabou ficando restrito apenas ao público local – impedindo que o restante dos consumidores tivesse acesso à novidade. Isso não impediu, claro, que alguns internautas colocassem as mãos no APK do programa para conferir como ele se sai na vida real.

O app recorre à câmera e até mesmo ao microfone do seu celular para emitir alertas

Com diferentes modos de funcionamento, o app recorre à câmera e até mesmo ao microfone do seu celular para emitir notificações e alertas bem no meio da tela do aparelho. Quando esses modos estão ativados, um pequeno ponto vermelho no topo do display indica que o dispositivo está monitorando os seus passos. Se ele detectar um buraco na calçada, pode emitir uma mensagem, com a mesma coisa valendo para caso o gadget “ouça” um carro buzinando na sua direção – o que pode ser uma mão na roda para quem agrava a sua segurança nas ruas com fones de ouvido no último volume.

Ande sempre com cuidado

Todo cuidado ainda é pouco

O problema do aplicativo é que, como ele usa o campo de visão da câmera mobile para enxergar o mundo, nem sempre ele é eficiente nos seus avisos. Se o aparelho estiver mirando o chão, por exemplo, é possível se safar facilmente de objetos por lá, mas as barreiras bem na sua frente são completamente ignoradas. Ciente dessas limitações, a Samsung diz claramente que o app não substitui a boa e velha cautela ou atenção.

“A Samsung não pode ser responsabilizada quaisquer perdas ou danos decorrentes do descumprimento das leis, regulamentos ou diretrizes aplicáveis. O uso de telefones celulares ao caminhar deve ser evitado. A intenção do Walk Mode é apenas de alertá-lo para que você não use o celular ao caminhar”, explica a empresa na página do produto na Google Play.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.