Aliança entre Qualcomm e Samsung na geração de chips acaba em favor da TSMC

1 min de leitura
Imagem de: Aliança entre Qualcomm e Samsung na geração de chips acaba em favor da TSMC

A empresa norte-americana deve passar a trabalhar com a TSMC, companhia taiwanesa de processadores

A guerra em busca dos menores chips de processamento do mundo está longe de terminar. Mês passado, a Samsung revelou planos complexos para o que considera uma revolução nos microchips e que vai trabalhar com outras empresas no desenvolvimento dessas tecnologias.

Porém, uma delas que aparentemente deve encerrar essa parceria é a Qualcomm. Tendo usado até recentemente a “expertise” da Samsung na fabricação de chips, a empresa norte-americana deve passar a trabalhar com a TSMC, companhia taiwanesa de processadores, no desenvolvimento dos próximos processadores de 7 nm (lembrando que a tecnologia atual já permite o uso de chips de até 10 nm).

Snapdragon da Qualcomm

União antiga

A Qualcomm fez aliança com a Samsung para desenvolver chips da geração dos 14 nm e da atual. Entre eles, estão os processadores Snapdragon 820, 821 e, mais recentemente, o 835. Ainda não há um consenso sobre o motivo da Qualcomm estar dando preferência para a TSMC, mas podemos chutar que o processo deles para criar chips de 7 nm esteja mais adiantado que o da Samsung.

A Apple também deve evitar a colaboração da empresa sul-coreana e delegar a produção exclusiva dos processadores A11 para a TSMC

Isso mostra que a Samsung pode ter apostado demais para criar a geração de 10 nm e agora vai levar um pouco mais de tempo para dar o próximo passo. À frente de todas está – aparentemente – a Globalfoundries, que resolveu pular a geração atual para se concentrar totalmente em sair na frente no mundo dos processadores de 7 nm. Segundo a empresa, os primeiros protótipos devem sair ano que vem e em 2019 já teremos aparelhos com esses chips.

Todas essas más notícias para a Samsung podem ser apenas a ponta do iceberg, visto que supostamente a Apple também deve evitar a colaboração da empresa sul-coreana e delegar a produção exclusiva dos processadores A11 para a TSMC. São esses chips que vão fazer funcionar a próxima geração de iPhones, o que não é pouca coisa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.