A Samsung divulgou recentemente seu relatório completo de rendimentos para o quarto trimestre de 2016, mostrando que sua divisão de TI e Comunicações Móveis conseguiu fechar os últimos três meses ganhando dinheiro mesmo após o duro golpe sofrido com o recall do Galaxy Note 7. De acordo com o documento, o setor da empresa coreana fechou o período com receita consolidada de 23,61 trilhões wons (cerca de R$ 64 bilhões) e lucros operacionais de 2,5 trilhões de wons (R$ 6,78 bilhões).

Segundo a empresa, a temporada de festas de fim de ano incentivou os consumidores e, assim, aumentou a demanda por smartphones e tablets. O negócio de dispositivos móveis da empresa cresceu com relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o que se deve principalmente ao excelente desempenho nas vendas do Galaxy S7. Somando-se a isso, a lucratividade dos segmentos de celulares intermediários e de entrada também aumentou.

As boas vendas do Galaxy S7 ajudaram a Samsung a conseguir lucro mesmo com o recall do Note 7

As expectativas da Samsung para 2017 incluem um crescimento mais lento para o mercado de smartphones, mas a empresa também acredita que novos serviços, como as assistentes pessoais com inteligência artificial, serão diferenciais interessantes para a indústria. Levando isso em consideração, não é de se surpreender que a companhia tenha planos de lançar o Galaxy S8 com seu próprio assistente IA, o Bixby.

Focos para o começo do ano

A coreana planeja reforçar sua liderança no mercado e estimular seu crescimento no segmento de smartphones premium por meio de “design diferenciado” e “recursos inovadores”. Além disso, a empresa pretende aumentar a competitividade de seus produtos intermediários e de entrada ao adicionar recursos como reconhecimento de digitais e resistência a água e poeira – algo que já está acontecendo com a família Galaxy A.

A companhia também vai expandir seus softwares e serviços como o Samsung Pay para mercados internacionais onde ainda não atua. Por fim, ela afirma que a segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos serão suas prioridades máximas em 2017 e garante que está aprimorando seus processos de teste e implementando novas medidas preventivas de segurança.

Recursos como resistência a água vão chegar aos intermediários da Samsung em 2017

A expectativa para o trimestre atual é de que a sazonalidade faça a demanda por smartphones e tablets ser mais fraca, mas o aumento de envios para lojas de intermediários como as famílias Galaxy A e J deve contribuir para o crescimento das vendas entre os períodos de três meses. Ainda assim, o aumento de gastos com marketing deve diminuir o lucro que a coreana terá para revelar no próximo relatório.

Cupons de desconto TecMundo: