Review: notebook Samsung Style S50 [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: Review: notebook Samsung Style S50 [vídeo]

Os notebooks foram feitos pra deixar a vida das pessoas mais fácil, uma vez que oferecem praticidade e versatilidade ao consumidor. No entanto, a verdade é que a grande maioria dos aparelhos sofre com alguns empecilhos, que acabam indo contra o conceito de portabilidade.

Há muitos modelos pesados, com bateria de baixa autonomia, configuração de hardware bem fraca e outros tantos opcionais que não necessariamente agregam no cotidiano. É claro que cada produto tem seu público-alvo, mas a verdade é que todo mundo sonha com dispositivos leves e robustos.

A Samsung já se consolidou no mercado de notebooks, tendo em seu portfólio modelos voltados tanto para o consumidor que busca um produto para as tarefas do dia a dia quanto para o profissional que necessita de alto desempenho e portabilidade.

Para diversificar suas opções, a marca desenvolveu a série Style, destinada especialmente a quem precisa de versatilidade e não dispensa o estilo. A empresa nos enviou o modelo Style S50, que mede somente 1,3 centímetro de espessura e pesa 860 gramas. Só esses números já surpreendem, porém há muitos outros segredos embaixo da carcaça. Vamos conferir?

Especificações

Visual impecável!

Se a primeira impressão é a que fica, então a Samsung está fazendo seu dever da melhor forma possível. O Style S50 é um notebook que deixa qualquer um impressionado já no primeiro olhar. É impossível olhar para este aparelho e não ficar boquiaberto com o conceito visual desenvolvido pela empresa coreana.

Tudo aqui se resume a uma única palavra: estilo. Não é por acaso que essa linha recebe o nome Style. Primeiramente, é importante ressaltar a questão das medidas. Ele é tão fino que tem pouco mais do que a espessura de uma caneta. Na verdade, um tanto da espessura se deve às portas USB tradicionais, que acabam ocupando mais espaço.

Bom, depois, ao pegar o produto pela primeira vez, o peso reduzido acaba sendo um grande choque para quem está acostumado com notebooks tradicionais. A escolha dos materiais é que garante essa redução no tamanho e no peso. A largura de 31,4 centímetros e a altura de 21,4 centímetros são bem apertadas e acomodam perfeitamente tela e teclado.

As curvas nas bordas também foram milimetricamente pensadas para entregar sutileza. O acabamento é de primeira e as portas nas laterais são posicionadas de forma inteligente. A cor prata dá o toque perfeito de luxo e o nome da marca na tampa chama muito a atenção.

O teclado retroiluminado conta com teclas do tipo “chiclete” (teclas chatas que ocupam menos espaço e garantem conforto na digitação). Há espaço razoável entre as teclas, o que garante mais conforto no dia a dia. A única mancada nesse ponto é o layout americano. O touchpad sem botões é de tamanho normal e tem boa precisão.

Em termos estéticos, o único problema mesmo é a carcaça, que não apresenta muita resistência. A tampa do Style S50 é bem sensível. Não é preciso fazer muito esforço para danificar essa área, algo que por sinal acontece sem qualquer intenção. Só de colocar na mochila, ele já vai sofrer uns arranhões.

Tela de altíssima qualidade

É claro que toda a parte visual é muito importante em um notebook premium, mas certamente o grande charme deve estar na experiência com o produto, algo que se dá principalmente na utilização do sistema. Pois bem, pensando nisso, a Samsung projetou o Style S50 para impressionar já na primeira inicialização.

A tela de 13,3 polegadas foi estruturada para ficar numa posição confortável, quase centralizada na parte de dentro da tampa, com bordas bem finas e um leve distanciamento da webcam. O tamanho do display é ideal para tarefas do dia a dia, já que garante uma experiência excelente tanto para usar o sistema quanto para curtir conteúdos multimídia.

Parte do charme aqui se deve às configurações da tela. A resolução Full HD (1920x1080 pixels) entrega uma definição sensacional, já que há muitos pixels numa pequena área. Como era de se esperar, o sistema vem configurado para exibir ícones e fontes maiores, uma vez que o tamanho padrão dos itens do Windows poderia prejudicar a visibilidade.

Além da resolução elevada, esse display impressiona pela configuração de brilho. Com especificação de até 400 nits, ele supera facilmente a luminosidade encontrada na maioria dos notebooks. É perfeitamente possível usar o notebook em ambientes claros sem sofrer com problemas de reflexo.

Vale mencionar ainda que o display do Samsung Style S50 apresenta excelente ajuste de contraste. O colorido da tela é surreal, com um excelente equilíbrio de cores e ótima adaptação para qualquer tipo de conteúdo. Essa tela não distorce as cores de forma alguma, o que é bastante interessante para quem busca qualidade de imagem.

Pronto para o dia a dia

Para dar o suporte necessário para uma experiência satisfatória, a Samsung apostou num hardware generoso. O Style S50 conta com processador Intel Core i7 de sexta geração, 8 GB de memória RAM e SSD de 256 GB.

É importante ressaltar, contudo, que, ao contrário do que muitos imaginam, o chip principal aqui não é um quad-core. O modelo em questão é o i7-6500U, que vem com dois núcleos e é capaz de processar até 4 threads simultaneamente.

A grande vantagem desse componente é sua relação consumo-performance. Com apenas 15 watts de TDP, esse processador roda normalmente com clock de 2,6 GHz, valor que pode ser elevado para 3,1 GHz (situação em que o TDP pode subir para até 25 wattrs).

Com processo de fabricação de apenas 14 nanômetros, este chip se mostra muito compacto e roda com temperaturas tranquilas. Em nossos testes, não tivemos quaisquer problemas, sendo que, mesmo durante uso intenso, não vimos temperaturas acima de 40 graus.

A configuração de hardware do Style S50 é surpreendente e dá conta de todas as tarefas do dia a dia

Uma coisa que nos decepcionou um pouco foi a memória, que é do tipo DDR3L, sendo que a Samsung já poderia ter optado por componentes com tecnologia DDR4. Na prática, isso causa pouco impacto para o consumidor, contudo um produto premium deve ter o melhor da atualidade.

É claro que o propósito de um notebook desse segmento não é rodar jogos, então foi mantido o chip gráfico que já vem na CPU. O Intel HD Graphics 520 roda tranquilamente joguinhos do Windows e dá todo o suporte necessário para rodar vídeos em 4K.

Uma característica que nos deixou impressionados foi a autonomia da bateria. Infelizmente, em nossas verificações, não conseguimos chegar ao valor prometido pela Samsung, que é de até 10 horas.

No entanto, para execução de vídeos, conseguimos aproveitar a máquina por quase 6 horas. No teste do Powermark, o Style S50 marcou 4 horas e 43 minutos. Excelente!

Por fim, é preciso comentar que o som desse notebook é bem fraco, algo bastante óbvio se pensarmos na espessura do produto. O volume até que é bom e mais do que suficiente para curtir vídeos no YouTube ou filmes na Netflix, ainda mais porque são apenas 3 watts de potência, porém os componentes só priorizam os agudos.

Vale a pena?

O Samsung Style S50 é um dos notebooks mais lindos que já testamos e talvez um dos mais bonitos entre os que estão disponíveis no Brasil. Ele é muito fino, bem leve, conta com hardware poderoso, apresenta bateria de longa duração e tem tela de ótima qualidade. Ele é o modelo perfeito para você levar na mochila e fazer todas as suas tarefas.

O Samsung Style S50 é bonito, leve, compacto e robusto, sendo uma opção ideal para quem busca luxo e experiência satisfatória

Nós ficamos muito satisfeitos com a performance do produto em todos os cenários que testamos, o que incluiu, na maioria dos casos, situações comuns do dia a dia. Infelizmente, ele deixa a desejar um pouco quando o assunto é produtividade, já que o teclado com layout americano atrapalha um bocado.

Além disso, achamos que a Samsung deu uma grande mancada na questão do material escolhido na tampa, uma vez que ele risca com muita facilidade. É um bocado triste adquirir um produto de quase 7 mil reais e acabar notando esse tipo de avaria sem realizar qualquer movimento arriscado.

Pois é, como você leu acima, o preço do Style S50 fica perto dos 7 mil reais, o que é um tanto salgado se pensarmos que estamos falando de um notebook. Entretanto, se for comparar, ele custa o mesmo que o MacBook Air básico, porém traz uma configuração de hardware mais potente.

No fim das contas, é aquela velha história: temos aqui um notebook para quem pode, não para quem quer! Se avaliarmos do ponto de vista de design, considerarmos a questão da portabilidade e ainda somarmos o poder do produto, certamente este é o valor a ser pago. É um produto lindo e bem resolvido, por isso leva a nossa recomendação!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.