Testamos o Samsung Pay com um cartão Mastercard [vídeo]

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Testamos o Samsung Pay com um cartão Mastercard [vídeo]
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A Samsung lançou recentemente no Brasil o “Samsung Pay”, uma nova forma de pagamento mobile que funciona com cartões de crédito e débito. O pessoal da Mastercard convidou o TecMundo para testar o serviço, e nós vamos ensinar como usar esse recurso no seu dispositivo.

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que é bem simples cadastrar um cartão e começar a usar o Samsung Pay. Dá para usar versões de crédito, débito ou aqueles múltiplos, que combinam as duas funções. Por enquanto, nem todos os bancos estão participando: entretanto, se você é cliente Caixa e tem um cartão Mastercard, é bem provável que já possa pagar com o celular. Confira aqui a lista de todos os cartões compatíveis.

Para usar o Samsung Pay, você tem que possuir um smartphone recente da Samsung. Todos os modelos da família Galaxy S7 e Galaxy A deste ano são compatíveis, além de alguns outros. Confira a lista completa:

*Somente para maquininhas com tecnologia NFC

Cadastre um cartão

Depois de confirmar que você tem um cartão participante e um celular compatível, já dá para começar a configuração. Mas, para isso, você precisa já ter cadastrado suas impressões digitais como método de segurança nas configurações do smartphone. Caso contrário, será necessário fazer isso antes de continuar.

Com essa questão resolvida, abra o Samsung Pay no seu dispositivo, leia e concorde com os termos e crie um PIN específico para o app. Agora, é só adicionar o cartão usando a câmera para coletar os números ou mesmo digitar tudo nos campos especificados. Quando todos estiverem preenchidos, dê um Ok e passe para frente.

Liberou, tocou, pagou…

Quando você for pagar alguma coisa com o smartphone, diga ao operador do caixa que deseja utilizar o celular. No seu smartphone, arraste o dedo a partir do fundo da tela com ela ainda bloqueada e escolha o cartão que quer usar.

Toque o celular na maquininha próximo à área onde são passados aqueles cartões sem chip e mantenha o seu dedo no leitor de digitais para liberar. O caixa vai então colocar o valor, e você pode precisar digitar sua senha em alguns momentos. Não tem erro: é só liberar, tocar e pagar!

Se você tem um Galaxy S6 ou S6 edge, é necessário encostar o dispositivo no ícone do NFC da maquininha

Se você tem um Galaxy S6 ou S6 edge, é necessário encostar o dispositivo no ícone do NFC da maquininha. Nesse caso, o operador tem que digitar o número 1 na máquina, escolher crédito ou débito e colocar o valor. Só então você encosta o celular no local indicado, e o pagamento é efetuado. Nesse formato, você raramente vai precisar digitar sua senha.

Segurança

Pagar com o smartphone em vez de usar o próprio cartão é mais seguro. Isso porque o Samsung Pay Mastercard utiliza um mecanismo chamado de “tokenização”, no qual é gerado um código diferente para o seu cartão sempre que ele faz um pagamento via celular. Com isso, não é possível clonar o seu plástico em maquininhas “batizadas”.

Os bancos ainda contam com sistemas de segurança dobrados para realizar operações desse tipo, o que deixa seu dinheiro e suas informações pessoais ainda mais protegidos. Fora isso, você não precisa carregar carteira no bolso quando sai para almoçar ou mesmo para fazer algum exercício. Só o smartphone no bolso basta.

***

Este é um pubblieditorial patrocinado pela Mastercard.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.