Anunciado na última quarta-feira (29), em Nova York, junto dos badalados Galaxy S8 e Galaxy S8+, o DeX Station atraiu a atenção de quem curte a ideia de transformar o celular em uma espécie de computador portátil. Entretanto, até agora não se sabia exatamente quanto o gadget iria custar e quando ele começaria a ser despachado para os consumidores. Felizmente, a sul-coreana resolveu acabar com boa parte desse mistério em sua página oficial.

De acordo com o site, o periférico, que só funciona em conjunto com os novos celulares da Samsung, vai ser vendido nos EUA por US$ 150 (R$ 458) e deve chegar às mãos dos usuários no final de abril – ainda sem uma data específica de entrega. Como dá para perceber, o acessório não é exatamente barato, mas pode valer a pena para entusiastas. O motivo? Por ser um dispositivo ousado e que leva adiante um conceito que, até então, era bastante associado aos smartphones com Windows Phone – graças ao recurso Continuum.

Não é só o Switch que pode ir do portátil para a TV ou monitor

O DeX oferece um kit bem mais completo e próximo dos mini PCs

Diferentemente de outras soluções do tipo, no entanto, o DeX oferece um kit bem mais completo e próximo dos mini PCs com Android ou Windows 10. Afinal, estamos falando de um equipamento que traz duas portas USB 2.0, uma entrada Ethernet para conexões cabeadas, uma saída HDMI para TVs ou monitores e uma conexão USB-C para energizar o conjunto. Uma ventoinha na base móvel de sustentação do smartphone ainda garante que o Galaxy S8 fique fresquinho enquanto roda nesse modo desktop.

Tudo isso, aliado ao suporte a mouse e teclado e à otimização de alguns apps para as telas grandes, permite que a experiência seja bem interessante para funções como navegação ou até mesmo jogatina. Ainda não se sabe se a Samsung vai ditar o rumo desse mercado com o gadget, mas é algo que parece valer a pena acompanhar. Para quem já está contando as moedas para o S8 e acha que não vai sobrar muito para o acessório, resta torcer para que a empresa crie kits ou promoções nos moldes do que foi feito com o S7 e o Gear VR.

Cupons de desconto TecMundo: