GS8: Samsung agora deixa você colocar o botão de voltar no 'lugar certo'

1 min de leitura
Imagem de: GS8: Samsung agora deixa você colocar o botão de voltar no 'lugar certo'

Agora que a Samsung finalmente abandonou os botões físicos e capacitivos para navegação no Android em favor dos virtuais, a marca conseguiu oferecer para seus consumidores algo que muita gente vinha sonhando há algum tempo: usar o botão de voltar “no lugar certo” em um smartphone da coreana. A LG já permite personalizar esse layout em seus smartphones há algum tempo, e a Motorola segue de perto o padrão da Google. Mesmo assim, isso é uma boa novidade para quem prefere utilizar os produtos da Samsung.

Com isso, a inconsistência que a Samsung veio criando ao longo dos anos no mundo do Android pode finalmente começar a desaparecer. De acordo com a concepção da Google, e também com a lógica ocidental, o botão de voltar fica à esquerda do home. Isso porque, na maioria das vezes, interpretamos o “ir para a esquerda” como algo similar a retroceder. Tanto que começamos a escrever da esquerda para a direita, e a própria flecha do botão — mesmo em aparelhos Samsung — sempre apontou para a esquerda, e não para a direita. Portanto, porque não ter o botão de voltar no canto inferior esquerdo?

Claro que essa concepção pode ser diferente no oriente, onde a Samsung tem suas origens. Por isso, ter os botões virtuais personalizáveis é importante.

Supomos que existam versões diferentes do software nas mãos dos vários veículos

Nós descobrimos essa função através de um vídeo publicado pelo youtuber Michael Fisher, do canal MrMobile. Ele mostra como é possível fazer a personalização no app de configurações da Samsung, mas, na unidade que a coreana nos emprestou para testes no evento que terminou há pouco em Nova York, não conseguimos replicar a mudança. Portanto, supomos que existam versões diferentes do software nas mãos dos vários veículos que compareceram à apresentação dos novos smartphones.

Seja como for, vamos torcer para que a Samsung mantenha essa opção de personalização no software final, aquele que chega ao consumidor no fim de abril com os Galaxy S8 e S8+. Infelizmente, o aparelho ainda não tem data confirmada para chegar ao mercado nacional nem preço em reais. Fique ligado por aqui para saber mais detalhes a esse respeito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.