Galaxy S8 pode trazer scanner facial para superar leitor de íris ‘lento’

1 min de leitura
Imagem de: Galaxy S8 pode trazer scanner facial para superar leitor de íris ‘lento’

Embora a Samsung lute para conter o vazamento de informações a respeito de seus próximos lançamentos, fica claro que, pelo menos quando se trata do vindouro Galaxy S8, os rumores são extremamente positivos e apontam para um dispositivo poderoso e cheio de recursos. A notícia mais recente dessa categoria, no entanto, quebra o padrão para avisar que o top de linha da sul-coreana pode contar com um sistema de biometria redundante para contornar problemas no suposto leitor de íris do aparelho.

Nesta quinta-feira (9), o jornal Korea Economic Daily, com base em depoimentos de um funcionário anônimo da fabricante, publicou um artigo no qual o sistema de reconhecimento baseado nos olhos do usuário foi descrito como insatisfatório e não muito confiável. A saída encontrada para superar as limitações dessa nova tecnologia? Utilizar a mesma câmera e os mesmos sensores para adicionar um sistema de escaneamento facial no gadget.

Ler a íris não parece ser uma tarefa fácil mesmo para o S8

O novo mecanismo de desbloqueio consegue destravar o celular em apenas 0,01 segundo

O mais interessante é que, ao tentar corrigir um problema técnico, a Samsung pode ter turbinado ainda mais o seu próximo flagship. Isso porque, segundo a fonte entrevistada pelo periódico sul-coreano, o novo mecanismo de desbloqueio consegue identificar o dono do equipamento e destravar o celular em apenas 0,01 segundo. Claro que esse pode ser apenas um “pequeno” exagero do funcionário, algo que pode ser traduzido como “os recursos de biometria do Galaxy S8 são rápidos, muito, muito rápidos”.

Ainda que o Android já traga nativamente um sistema de reconhecimento facial – que utiliza apenas a selfie cam do smartphone – há algum tempo, a solução da Samsung tem tudo para ser ainda mais precisa e veloz por conta da combinação de hardware e software empregada no sucessor do Galaxy S7. Adicionalmente, a adição da ferramenta pode ser mais um ponto de concorrência com a Apple, que também pode vir a oferecer esse tipo de função no iPhone 8.

O problema pode ter criado uma solução ainda melhor

Vale lembrar que não deve demorar até que saibamos quais rumores são falsos e verdadeiros a respeito dos celulares da Samsung, já que a empresa deve anunciar oficialmente o Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus no próximo dia 29 de março. E aí, empolgado para a chegada da nova geração de aparelhos da marca?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.