Galaxy S8 pode trocar botões físicos por versões virtuais e com ‘3D Touch’

2 min de leitura
Imagem de: Galaxy S8 pode trocar botões físicos por versões virtuais e com ‘3D Touch’

Aparentemente, toda aquela história que diz que a Samsung quer fazer com que o Galaxy S8 seja um aparelho revolucionário e com recursos suficientes para superar – com folga – o fiasco do Galaxy Note 7 pode estar próxima de se tornar realidade. Depois de rumores envolvendo a presença de 8 GB de RAM e de uma possível caneta stylus no aparelho, novos vazamentos apontam para algumas mudanças drásticas no design clássico da linha S: a remoção completa dos botões físicos e capacitivos da parte frontal do smartphone.

O trio clássico de atalhos é característico de boa parte dos dispositivos da marca já há algum tempo, indo de celulares a tablets e, recentemente, acabou ganhando novas funcionalidades, graças principalmente à integração do leitor de digitais ao botão Home. Ok, mas por que a fabricante sul-coreana resolveu mexer em itens tão tradicionais, então? Além de isso possibilitar uma renovação bem grande de design, a ideia da empresa pode ser manter o aparelho com medidas mais enxutas e com uma boa proporção entre corpo e tela.

Esse rumor mais recente a respeito do próximo grande lançamento da Samsung veio de David Ruddock, que citando uma fonte em uma postagem no Twitter, “confirmou” que os botões de navegação padrões devem dar lugar a versões virtuais e exibidas no próprio display – tornando a borda inferior do gadget incrivelmente fina. A dúvida sobre essa alteração é: para onde vai o leitor biométrico do dispositivo? Enquanto alguns acreditam que ele pode parar na parte traseira do equipamento, outros torcem para que a tecnologia seja realmente mesclada à tela.

Adeus, botões?

Outras informações interessantes na sequência de tweets de Ruddock, editor do portal Android Police, são que as novas teclas virtuais provavelmente poderão ser customizadas à vontade pelos usuários – acabando com aquela história de botões de navegação invertidos entre o Android original e a interface da Samsung – e que elas possivelmente contem com um recurso semelhante ao 3D Touch dos iPhones mais recentes. A novidade deve permitir algumas adições interessantes ao sistema e, claro, especialmente ao Galaxy S8.

A tendência do setor pode não agradar a todos...

A medida também pode eliminar a entrada de 3,5 mm do aparelho

Uma bem-vinda reforma no visual, bordas mais finas e mais tecnologia integrada ao produto. Todos esses itens parecem validar sem nenhum tipo de problema a remoção dos botões físicos e capacitivos do novo top de linha da Samsung, certo? Infelizmente, para quem possui um bom fone de ouvido com plug tradicional, a medida também pode eliminar a entrada de 3,5 mm do aparelho, seguindo os passos da Apple com seus dispositivos da linha iPhone 7 e da Lenovo com o recente Moto Z.

Por outro lado, isso também deve significar que a fabricante está abrindo caminho na parte inferior do gadget para finalmente trocar a porta micro USB por uma USB Tipo-C, deixando o equipamento ainda mais atual e dentro do padrão que começa a se espalhar com cada vez mais força pela indústria mobile. E aí, será que o Galaxy S8 vai chegar ao mercado com esse banho de novidades mesmo? Deixe seu comentário mais abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.