Review: smartphone Samsung Galaxy S7 edge [vídeo]

18 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Samsung Galaxy S7 edge [vídeo]

A chegada do Galaxy S6 edge em 2015 representou uma divisão na principal linha de smartphones da Samsung. Até então, a sul-coreana trazia apenas um único modelo para representar o dispositivo mais potente da empresa, posto que anteriormente havia sido ocupado pelo Galaxy S5. Porém, na geração seguinte, a companhia optou por ofertar duas opções para os consumidores: uma com tela normal e outra com bordas laterais curvas.

De início, a ideia pode ter parecido surpreendente, mostrando como ainda era possível inovar em um mercado que aparentemente não tinha mais para onde crescer. Contudo, com o tempo, essa característica acabou se transformando em um adendo desnecessário, algo apenas para impressionar os amigos, exatamente o que já havia acontecido com o precursor dessa tecnologia – o Galaxy Note Edge. Mas essa não foi a única mudança trazida pelo Galaxy S6 e Galaxy S6 edge.

Samsung Galaxy S7 edge

Juntamente com a divisão da linha, a Samsung apostou em um visual premium e uma construção totalmente nova. Nada do tradicional plástico que equipava os modelos anteriores. Agora, os smartphones top da empresa possuem o vidro como material principal, o que é muito bem complementado com finas bordas metálicas. Com o lançamento do Galaxy S7 e do Galaxy S7 edge, parece que a companhia conseguiu corrigir os erros de seus antecessores e trazer muitas outras novidades para os tops de linha.

O TecMundo já teve a oportunidade de testar o Galaxy S7 – confira a análise – e conferir todas as mudanças trazidas para o novo smartphone da sul-coreana. Agora chegou a hora de analisarmos o modelo de tela com bordas laterais curvas. Será que esse aparelho também conseguiu trazer novidades interessantes em relação ao Galaxy S6 edge? Quais são os seus principais recursos? Vale a pena apostar nesse dispositivo? Confira a resposta para esses e muitos outros questionamentos em nossa análise.

O Samsung Galaxy S7 edge foi adquirido pelo TecMundo para a realização desta análise.

Especificações técnicas do Galaxy S7 edge

Especificações técnicas do Samsung Galaxy S7 edge

  • Modelo: SM-G935F
  • Sistema operacional: Android 6.0.1 (Marshmallow)
  • Tecnologia de tela: Dual Edge Super AMOLED
  • Tamanho da tela: 5,5 polegadas
  • Resolução da tela: 2560x1440 pixels (QHD)
  • Densidade de pixels: 534 ppi
  • Chipset: Samsung Exynos 8890
  • CPU: Quad-core de 2,3 GHz Cortex-A53 + quad-core de 1,6 GHz Cortex-A53
  • GPU: Mali-T880 MP12
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Armazenamento externo: cartão micro SD de até 200 GB
  • Câmera traseira: 12 MP, abertura f/1.7, pixels de 1,4 µm, dual pixel e dual-LED
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Modos da câmera traseira: Automático, Pro (manual), Foco seletivo, Panorama, Colagem de vídeo, Transmissão ao vivo, Movimento lento, Foto virtual, Alimentos e Intervalado
  • Modos da câmera frontal: Selfie, Selfie Panoramica, Colagem de vídeo, Transmissão ao vivo e Foto virtual
  • Bateria: 3.600 mAh (não removível)
  • Conectividade: micro USB 2.0, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, hotspot, Bluetooth 4.2 , GPS (A-GPS, GLONASS e BDS) e NFC
  • Sensores: acelerômetro, barômetro, batimentos cardíacos, bússola, giroscópio, leitor de digitais e proximidade
  • Altura: 150,9 mm
  • Largura: 72,6 mm
  • Espessura: 7,7 mm
  • Peso: 157 gramas
  • Cores disponíveis: Black Onyx (preto), Gold Platinum (dourado) e Silver Titanium (prata)
  • Extras: suporte ao carregamento sem fio, certificação IP68 (proteção contra água e poeira), tecnologia Always On Display (AOD)
  • Data de anúncio: 21 de fevereiro de 2016
  • Data de lançamento (EUA): 11 de março de 2016
  • Data de lançamento (Brasil): 18 de março de 2016
  • Preço oficial de lançamento (Brasil): R$ 4.299

Design

No geral, o Galaxy S7 edge não traz mudanças significativas em relação ao seu antecessor. Na essência, o smartphone manteve o aspecto premium, apostando no vidro como material principal tanto na parte da frente quando na parte de trás. Bordas metálicas bem finas completam o conjunto, oferecendo uma pegada firme, embora o vidro não ofereça a mesma aderência do plástico ou outras superfícies.

Porém, é importante destacar que há mudanças em relação ao modelo anterior. A principal delas está na parte traseira do Galaxy S7 edge, que agora conta com uma curvatura para favorecer a pegada. Esse detalhe do design fez sua estreia no Galaxy Note 5 e agradou tanto que a Samsung resolveu trazer para o top de linha. O resultado disso é um aparelho ergonômico e confortável de segurar por várias horas, o que é bem normal atualmente.

A outra mudanças significativa é em relação a espessura. O Galaxy S7 edge aumentou 0,7 mm quando comparado ao Galaxy S6 edge – e 0,8 mm quando comparado ao Galaxy S6 edge Plus –, o que acabou refletindo na protuberância da câmera traseira. Nos novos smartphones da Samsung, o sensor fica muito menos saltado, diminuindo a sensação estranha que esse componente causava nos modelos antecessores. Como podemos ver, nem sempre diminuir traz vantagens. Nesse caso, aumentar a espessura resolveu – ou pelo menos amenizou – um "problema" para os consumidores.

Galaxy S7 vs. Galaxy S7 edge

Diferente do que aconteceu na geração passada, a Samsung lançou em 2016 dois modelos do top de linha com tamanhos diferentes. A estratégia provavelmente serve para eliminar a confusão causada pelo Galaxy S6 edge Plus, uma versão maior do flagship anterior que veio para atender ao público que prefere um aparelho de tela grande.

Samsung Galaxy S6 edge (esquerda) e Samsung Galaxy S7 edge

Na nova geração, o Galaxy S7 é menor, com uma tela de 5,1 polegadas, 142,4 mm de altura, 69,6 mm de largura e 7,9 mm de espessura. Em números, a diferença não é muito grande, mas é perfeitamente visível quando se está com os dois aparelhos na mão. Com essa estratégia, é improvável que a sul-coreana vá disponibilizar um "Galaxy S7 edge Plus", mas é impossível afirmar isso com propriedade.

Certificação IP68

A proteção contra água e poeira é um dos grandes destaques da nova geração de smartphones da Samsung. Agora, tanto o Galaxy S7 quando o Galaxy S7 edge possuem a certificação IP68, o que significa que os aparelhos são resistência contra água e poeira.

De acordo com a classificação IP68, o Galaxy S7 edge é capaz de aguentar até 30 minutos em água doce com profundidade de 1,5 metro. A fabricante não recomenda molhar o smartphone com outros tipos de líquidos, embora os modelos ainda consigam resistir a testes insanos, como os que realizamos com o Galaxy S7.

Outra característica interessante dos novos smartphones da Samsung é a capacidade de interromper o funcionamento de energia por meio do cabo micro USB quando é detectado que o aparelho está úmido ou molhado. A solução é ideal para evitar possível acidentes envolvendo água e eletricidade, lembrando que não é nem um pouco recomendado misturar esses dois elementos.

Tela

Apesar de as mudanças visuais se destacarem à primeira vista, é a tela que realmente chama atenção quando se segura o Galaxy S7 edge e o analisa mais de perto. Assim como já acontecia em seu antecessor, o display com bordas curvas dá um charme ao aparelho, especialmente porque não há modelos concorrentes que ofereçam essa característica no mercado.

A tecnologia Super AMOLED, que tem equipado os dispositivos da linha Galaxy S, apresenta uma qualidade acima da média e realmente surpreende. As cores exibidas são vívidas e revelam um equilibrado equilíbrio de cores e balanço de branco. O nível de brilho também é bastante satisfatório já que é possível ter uma experiência excelente mesmo sob luz forte.

Samsung Galaxy S7 edge

O Galaxy S7 edge ainda disponibiliza controles manuais para ajustar a visualização de imagens através do display, uma configuração ideal para quem está insatisfeito com a experiência atual. Ainda contamos com uma resolução altíssima – 2560x1440 pixles –, o que resulta em uma densidade também bem alta, 534 pixels por polegada. Visualizar qualquer tipo de conteúdo nessa tela é realmente muito agradável.

Always On Display

Outra novidade na nova geração de smartphones da Samsung é a presença do Always On Display, recurso que permite exibir algumas informações na tela enquanto ela está "desligada". Assim, é possível mostrar as horas, o calendário ou até mesmo algumas imagens simples com o celular em repouso.

De acordo com a Samsung, o Always On Display se apoia no uso de uma tecnologia que não consome muita energia. Isso significa que, mesmo exibindo conteúdo de forma ininterrupta, a bateria do Galaxy S7 edge não será drenada com facildiade. Esse recurso ainda é inteligente o suficiente para desligar caso o aparelho seja colocado com a tela virada para baixo ou quando ele inserido no bolso.

O recurso Always On Display no Galaxy S7 edge

Edge

Se antes as telas Edge só serviam para impressionar os amigos, com a chegada do Galaxy S7 edge a Samsung resolveu dar uma verdadeira utilidade para essa parte do aparelho. Agora, com a atualização para o Android Marshmallow, a funcionalidade das bordas laterais curvas estão expandidas, servindo para muito mais coisas do que apenas armazenar alguns contatos e aplicativos.

Além de hospedar mais opções, com grades de duas colunas, o Galaxy S7 edge traz recursos novos, como o a realização de tarefas diretamente através do botões Edge. É possível, por exemplo, ligar a câmera para tirar uma selfie, criar um evento no calendário, acionar ferramentas úteis de medição e até mesmo habilitar um feed de notícias personalizado.

Tela edge do novo smartphone da Samsung

Com essas mudanças, que também já estão disponíveis para o Galaxy S6 edge, as bordas curvas do aparelho estão mais intuitivas e definitivamente deixar de ser um truque para impressionar. Se o consumidor souber explorar as funcionalidades oferecidas pelas telas Edge, essa característica facilmente se tornará algo indispensável no smartphone.

Interface

Já atualizado para o Android Marshmallow, o Galaxy S7 edge traz mudanças sutis em relação às versões anteriores do sistema operacional. O TouchWiz traz algumas alterações visuais, como a repaginação do painel de notificações, que agora está mais bonito e pode ser expandido para exibir ainda mais ferramentas.

Porém, apesar de trazer poucas mudanças, a Samsung merece elogio pela otimização que tem conseguido entregar com as últimas versões do Android. Ainda não encontramos a mesma experiência oferecida pelo o sistema operacional puro – o que, na verdade, não é a intenção original da fabricante. Mas agora já é possível usar o smartphone sem se irritar com travamentos e lentidão da interface.

Já atualizado para o Android Marshmallow, o Galaxy S7 edge traz mudanças sutis em relação às versões anteriores do sistema operacional

Outro elogio que a Samsung merece é a baixa quantidade de aplicativos pré-instalados. A lista é a mesma do Galaxy S7, com destaque para as suítes de apps da Samsung, da Microsoft e da Google.

Samsung

  • Meus Arquivos (gerenciador de pastas e arquivos)
  • SAMSUNG Members
  • Samsung Gear
  • Samsung Pay
  • Gravador de Voz
  • E-mail
  • Internet
  • S Health
  • S Voice
  • S Planner
  • Galaxy Apps
  • Smart Tour
  • Manual do usuário
  • Notas

Aplicativos pré-instalados da Samsung

Google

Aplicativos pré-instalados da Google

Microsoft

Aplicativos pré-instalados da Microsoft

Social

Aplicativos sociais pré-instalados

O Galaxy S7 edge vem equipado de fábrica com o Android Marshmallow e com certeza receberá as próximas atualizações disponibilizadas pela Google. Porém, a Samsung resolveu deixar de lado uma das principais novidades dessa versão do sistema operacional: no TouchWiz, não é possível transferir e instalar os aplicativos no cartão micro SD, o que possibilitaria liberar espaço na memória interna.

Samsung Pay

Como a Samsung havia prometido, o Samsung Pay chegou junto com os smartphones tops de linha da companhia. Oito instituições bancárias vão receber o sistema de pagamento e isso envolve algumas das maiores do país — mas ainda está longe de abranger a totalidade da população. A lista brasileira é composta por: Banco do Brasil, Bradesco, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Itaú Unibanco, Nu Bank, Porto Seguro e Santander. Agora, clientes desses bancos e que sejam proprietários de aparelhos Samsung com suporte ao Pay poderão fazer compras e pagamentos com muito mais facilidade.

Samsung Pay já está disponível no Brasil

Desempenho

Com o Galaxy S7 a Samsung já havia mostrado que não mediu esforços para entregar um smartphone poderoso. Ao analisarmos o Galaxy S7 edge, percebemos que o mesmo também aconteceu com o modelo de tela com bordas curvas. Equipado com 4 GB de memória RAM e um chipset octa-core poderoso, não há do que reclamar do desempenho oferecido pelos novos aparelhos da sul-coreana.

Essas características vão facilmente colocar esses aparelhos no topo da lista de modelos mais poderosos de 2016 e garantirão uma vida longa para o hardware que deve durar alguns anos. Os testes de benchmark comprovam que o Galaxy S7 edge é um aparelho poderoso. Embora seja um lançamento bem recente, vai ser difícil bater esse modelo quando o assunto são números absolutos de performance.

 Os testes de benchmark comprovam que o Galaxy S7 edge é um aparelho poderoso

Entretanto, ao tocarmos no assunto sobre o processador, é preciso mencionar uma diferença importante existente entre as variantes do Galaxy S7 edge distribuídas internacionalmente e a vendida nos Estados Unidos. No mercado norte-americano, o aparelho será equipado com o Snapdragon 820, o chipset mais poderoso disponibilizado pela Qualcomm.

Testes de benchmark com o Galaxy S7 edge

Já na versão internacional, aquela que será vendida aqui no Brasil, a Samsung utiliza um chipset próprio, o Exynos 8890, para compor o seu smartphone top de linha. De acordo com alguns testes de desempenho que avaliaram as duas variações, existe uma diferença significativa entre os dois modelos, o que acabou gerando alguma polêmica. Porém, é bom deixar claro que o Galaxy S7 edge se mostrou extremamente capaz, atendendo com sobra qualquer atividade imposta sobre ele em nossos testes.

Não tivemos problemas para rodar títulos pesados no Galaxy S7 edge, como GTA: San Andreas, N.O.V.A 3, O Espetacular Homem-Aranha 2, Mortal Kombat X e Need for Speed: Most Wanted. Os games rodaram de forma bastante fluída, sem apresentar engasgos ou travamentos. O mesmo podemos fizer para apps de produtividade, redes sociais, mensageiros e navegadores, além de aplicativos rodando de funcionando de forma simultânea.

Em nossos testes, o Galaxy S7 edge esquentou pouco, mesmo rodando jogos e fazendo gravações em resolução 4K. O novo sistema de resfriamento "líquido" implementado pela Samsung – que não utiliza líquidos no processo – funciona muito bem, possibilitando o aumento de desempenho que a Samsung havia prometido sem alcançar níveis absurdos de temperatura.

AnTuTu Benchmark

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O Galaxy S7 edge ainda conta com uma expressiva capacidade de armazenamento interno – 32 GB –, o que é suficiente para instalar uma boa quantidade de aplicativos. Para os que pretendem armazenar mais arquivos, como fotos e vídeos, é possível usar um cartão micro SD de até 200 GB. Quem costuma utilizar muito pendrive, pode aproveitar o pequeno dispositivo no aparelho graças a um acessório que acompanha a caixa. Trata-se de uma boa ideia para agradar a um grande público.

Game Launcher

Uma novidade interessante para os amantes de jogos é o recurso chamado de Game Launcher, uma espécie de gerenciador de games que reúne todos os títulos em um único lugar. Através dele, é possível bloquear os alertas de ligações e chamadas durante a jogatina, receber sugestões de novos games populares no momento e ativar alguns modos de economia de energia para aqueles que se aventuram a jogar quando a bateria está acabando, mas não querem terminar com toda a carga do aparelho.

Uma novidade interessante para os amantes de jogos é o recurso chamado de Game Launcher, uma espécie de gerenciador de games que reúne todos os títulos em um único lugar

O Game Launcher também permite bloquear os botões capacitivos do Galaxy S7 edge – o voltar e o gerenciador de tarefas –, além de fazer uma captura da tela ou até mesmo gravar um trecho do game. Apesar dos benefícios, sentimos falta de algumas ferramentas mais úteis, como a possibilidade de alocar recursos de hardware – ou suspender atividades em segundo plano – que permitiriam um aumento de desempenho dos jogos.

Sensores

Os sensores presentes no Galaxy S7 edge funcionam muito bem. Não tivemos problemas com o leitor de impressões digitais. Ele manteve a precisão do modelo anterior, e constatamos que ele é um pouco mais rápido que o Galaxy S6 edge. Também não há do que reclamar do contador de passos, além dos medidores de frequência cardíaca e estresse. Todos oferecem resultados precisos e ótimas opções para acompanhar atividades físicas e outros indicadores.

Vale ressaltar, porém, que o Galaxy S7 edge – e o Galaxy S7 também – não possuem um sensor que pode fazer falta para quem está fazendo o upgrade a partir do Galaxy S6/S6 edge. O infravermelho, que possibilita transformar o smartphone em um controle universal para todos eletrônicos da casa – o que inclui televisores, receptores de TV, sistemas de ar condicionados e outros dispositivos – não está presente nos aparelhos da nova geração.

Câmera

Nesse departamento, o Galaxy S7 edge merece os mesmos elogios dados ao Galaxy S7. Os novos smartphones da Samsung entregam uma qualidade excelente de câmera, muito embora tenha havido um redução da quantidade de megapixels quando comparado aos modelos antecessores – de 16 MP para 12 MP.

Mas o verdadeiro destaque do Galaxy S7 edge é a velocidade de foco nas capturas

O resultado das novas tecnologias implementadas pela fabricantes são fotos belíssimas, com um nível de detalhamento incrível, especialmente nas imagens capturadas com boas condições de iluminação. A reprodução de cores é vibrante e há um balanço de branco bem equilibrado.

Mas o verdadeiro destaque do Galaxy S7 edge é a velocidade de foco nas capturas. Graças à tecnologia Dual Pixel, esse processo ficou duplamente melhor. Pela primeira vez em um smartphone, todos os pixels presentes no sensor possuem dois fotodiodos em vez de apenas um, resultando em um foco tão rápido e preciso quanto o olho humano. Por conta da abertura de f1.7 e pixels maiores de 1,4 µm, há uma captação ainda maior de luz, o que resulta em fotos noturnas muito bonitas.

Fotos capturadas com o Galaxy S7 edge

Fotos capturadas com o Galaxy S6 edge

Na câmera frontal, não há mudanças significativas quando comparado ao Galaxy S6 edge. Porém, ainda é possível capturar selfies incríveis e aproveitar ainda mais modos de embelezamento oferecidos pelo software da Samsung. Contudo, a maior novidade nesse departamento é a inclusão de um flash frontal fornecido pelo brilho da própria tela do Galaxy S7 edge.

Em gravações de vídeo, o Galaxy S7 edge também se destaca e mostra suas qualidades. A Samsung manteve a capacidade de gravar em 4K e os vídeos produzidos possuem muita qualidade. Um único problema é o chamado "efeito wobble", que encontramos em gravações com resoluções mais altas. O resultado desse efeito é a impressão de que os objetos no vídeo ficam "entortados", decorrente da movimentação rápida da câmera.

Bateria

Na geração anterior, a Samsung foi duramente criticada por conta da autonomia apresentada pelos smartphones tops de linha. O problema acometia os dois modelos, o que forço a fabricante a adotar medidas consistentes para resolver a situação. No Galaxy S7 edge, a empresa optou por colocar uma bateria mais parruda, pulando de 2600 mAh no antecessor para 3600 mAh na versão mais recente.

A mudança definitivamente corrigiu os problemas apresentados pelo Galaxy S6 edge e sua autonomia que irritou os consumidores. Entretanto, ainda não foi o suficiente para surpreender ou mesmo entregar os dois dias de duração de bateria prometidos pela Samsung. O destaque, entretanto, vai para o carregamento rápido, que consegue levar a carga de 0% a 100% em apenas 100 minutos.

Samsung Galaxy S7 edge

Áudio

Com relação ao áudio do Galaxy S7 edge, nenhuma novidade. O smartphone ainda oferece a mesma saída de áudio de seu antecessor, capaz de fornecer um som razoavelmente limpo e alto. Porém, esperávamos investimentos maiores neste departamento.

Teria sido interessante, por exemplo, a inclusão de alto-falantes estéreos para aprimorar a experiência sonora do Galaxy S7 edge. Essa com certeza teria sido uma boa adição e que tornaria o aparelho mais condizente com sua faixa de preço e com a categoria de smartphone top de linha. Os fones de ouvido que acompanham o modelo são os mesmos da geração passada, um acessório bonito e de qualidade.

Compatibilidade com o Gear VR

Durante o evento de apresentação oficial do Galaxy S7 e do Galaxy S7 edge, no qual a Samsung revelou o preço e data de lançamento desses aparelhos, a empresa sul-coreana também confirmou uma novidade para os que pretendem aproveitar o período de pré-venda. Entre os dias 18 de março e 1º de abril, os consumidores que compraram um dos dois smartphones levaram o Gear VR de brinde para aproveitar todas as funcionalidades do gadget.

Para quem não sabe, o Gear VR é o dispositivo de realidade virtual da Samsung que funciona com alguns aparelhos da própria marca. Ele oferece uma experiência imersiva para gravações 3D, além de uma nova forma de aproveitar jogos, filmes e fotos. Confira a análise do TecMundo para o Gear VR.

Samsung Gear VR

Samsung Concierge

Com a chegada do Galaxy S7 e do Galaxy S7 edge, a fabricante também inaugura um novo serviço para atender os consumidores. O Samsung Concierge é um atendimento personalizado para os clientes que adquiriram esses smartphones, dando a possibilidade de resolver problemas técnicos ou mesmo tirar dúvidas através do telefone.

O serviço do Samsung Concierge também é oferecido através de um aplicativo em que os consumidores também podem conversar com um especialista no assunto. Os problemas podem ser resolvido através de instruções passadas aos clientes, acesso remoto ou por meio do serviço leva e traz no caso da necessidade de reparos no smartphone.

Vale a pena?

Se o Galaxy S7 já mereceu elogios por conta de suas qualidade, poder de fogo e design impecável, a versão com tela de bordas curvas é um aparelho quase perfeito. O smartphone realmente aprimorou as arestas deixadas por seu antecessor e as novidades da tela Edge dão ainda mais significado para essa característica que tem ganhado mais espaço no mercado.

A Samsung fez um trabalho excelente com o Galaxy S7 edge, produzindo um aparelho que vai facilmente figurar entre as melhores opções de 2016. No geral, não há muitos motivos para reclamar desse smartphone, com exceção de um aspecto que frequentemente tem trazido dor de cabeça para os brasileiros: o preço.

Em seu lançamento oficial, o Galaxy S7 edge chegou por aqui custando nada menos que R$ 4.299. Cobrar mais de R$ 4 mil por um aparelho levanta uma barreira gigantesca para a aceitação do público já que a maioria dos consumidores não está disposta a investir esse montante em um smartphone – não importa quais sejam suas exclusividades e novidades.

Porém, o público também pode esperar uma boa redução no valor final desse smartphone com o tempo. Em nossas pesquisas, encontramos o Galaxy S7 edge custando quase R$ 1 mil mais barato que no lançamento, mostrando que a desvalorização tem agido de forma intensa em alguns modelos, especialmente os da Samsung. Por isso, se você está pensando em comprar um aparelho top de linha e está mirando no modelo disponibilizado pela Samsung, vale a pena esperar e encontrar ofertas mais atrativas.

Caso contrário, se o dinheiro não for um problema para você, escolha o Galaxy S7 edge sem medo. Esse sem dúvida é o melhor Galaxy que a Samsung já lançou, um refinamento da geração anterior, mas que entrega muito valor aos consumidores por corrigir os problemas que foram tão alardeados no passado. Para superar esse modelo, somente se o Galaxy S8 realmente trouxer uma evolução surpreendente. É esperar para ver.

Análise do Galaxy S7

O que você achou do Galaxy S7 edge, o mais novo smartphone top de linha da Samsung? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.