Galaxy S4: 8 dicas e truques para você ficar craque

4 min de leitura
Imagem de: Galaxy S4: 8 dicas e truques para você ficar craque

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S4 chegou para esquentar ainda mais a briga no mercado de smartphones, esbanjando potência de processamento e recursos de software que proporcionam uma interação muito mais prática e agradável.

Embora o preço do celular mais robusto da Samsung ser um tanto quanto salgado aqui no Brasil, muita gente está de olho nele e as expectativas da empresa sul-coreana é que ele bata recordes de vendas em todo o mundo.

Se você acabou de comprar o seu, nós vamos dar algumas dicas e truques para que você fique craque no S4 e usufrua de tudo o que esse aparelho tem a oferecer. Já está com o seu Galaxy na mão? Então está na hora de começar a desbravar as suas funcionalidades.

Isso sim é multitarefas

Sem dúvida, uma das novas funções apresentadas pelo Galaxy S4 que mais chama atenção é o sistema multitarefas. Agora, além de manter o botão Home pressionado para ver tudo o que está em execução, você conta com uma barra de ferramentas lateral para acesso rápido aos aplicativos que mais usa ao longo do dia.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Mais do que isso, o TouchWiz (nome dado à interface personalizada da Samsung) possui suporte para que você visualize dois programas ao mesmo tempo. Basta clicar e manter pressionado o ícone do aplicativo na barra de ferramentas lateral e arrastá-lo para a parte superior ou inferior da tela.

Cadê o controle da TV?

Se você costuma perder o controle da televisão, saiba que o S4 pode ser uma alternativa para ele. O WatchON é o recurso responsável por transformar o celular em um verdadeiro controle remoto para a TV.

Na verdade, já existem aparelhos que possuem essa função. O diferencial desse aparelho é a forma como os comandos são reconhecidos e executados. Diferente de outros dispositivos, o Galaxy não precisa estar pareado ao televisor via Bluetooth ou rede via WiFi. Ele usa o seu infravermelho para enviar os comandos, assim como acontece com o controle remoto tradicional.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Esse mecanismo também possui um guia de programação, permitindo que o telespectador clique no conteúdo desejado para que o gadget troque de canal automaticamente. Em suma, ele é uma evolução dos controles remotos convencionais.

Ele está de olho em você

O S4 conta com um mecanismo que identifica o seu rosto e os seus olhos, monitorando os movimentos realizados pela sua face. A partir disso, a Samsung criou dois recursos inovadores entre os smartphones: o Smart Scroll e o Smart Pause.

Com o primeiro deles, não é preciso mais utilizar as mãos para rolar uma página da web, pois o gadget vai usar o movimento dos seus olhos para subir ou descer a tela. Por sua vez, caso você esteja assistindo a um vídeo e desvie o olhar do display, a outra funcionalidade (com base na movimentação da sua cabeça) percebe isso e pausa automaticamente a reprodução da gravação.

Cuidando da sua saúde

Se por um lado o Galaxy S4 pode levá-lo ao sedentarismo com tantos recursos, ele tenta equilibrar essa balança oferecendo o S Health, uma espécie de guia pessoal de saúde. Com esse app, você acompanha suas corridas e caminhadas, monitorando calorias perdidas e distância percorrida.

Além disso, é possível configurar o aparelho para que ajude você no controle alimentar. Dessa forma, você tem acesso a informações como peso, controle de calorias ingeridas, lista de alimentos, entre outros recursos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Para quem deseja ir além e iniciar treinos mais puxados e profissionais, é possível adquirir acessórios como medidor de batimentos cardíacos (HRM), balança (Boby Scale) e monitor de sono (S Band).

Dando uma olhadinha nos emails

Os sensores infravermelhos de proximidade do Galaxy S4 permitem que o aparelho detecte gestos realizados com as mãos. Com base nesse recurso, a Samsung criou o mecanismo Air View, com o qual você pode visualizar um breve resumo dos emails recebidos pelo aplicativo nativo do sistema operacional simplesmente apontando o dedo para a mensagem desejada — sem precisar encostar no display.

Tal funcionalidade também pode ser usada para a exibição de imagens que possuam textos relacionados a elas, como programas de notícias e redes sociais — entre eles o Facebook e o Flipboard.

Do mundo real para o virtual

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Uma das melhorias apresentadas pelo novo smartphone da companhia coreana foi a adoção de um app mais eficiente para a virtualização de documentos. O OCR não é nenhuma novidade no mundo da tecnologia, mas a função se mostrou bastante eficiente no S4, permitindo, por exemplo, que você escaneie um cartão de visitas de um cliente ou fornecedor e o contato (com seus respectivos número de telefone e email) seja criado automaticamente.

E isso não é tudo. Essa mesma funcionalidade permite que você traduza palavras em diversos idiomas apenas apontando a câmera para o texto impresso em uma revista, jornal, livro ou cardápio de outro país.

Professor de idiomas

Aproveitando o gancho, não poderíamos deixar de citar o S Translator, o mecanismo de tradução nativo do gadget mais novo da linha Galaxy. Esse programa possibilita que você conheça o significado de termos em outras línguas digitando-os ou simplesmente falando-os. Assim como a maioria dos sistemas de tradução, nem sempre as transposições de idiomas ocorrem de maneira satisfatória, mas com certeza já é uma bela ajuda.

Mais do que ótima resolução

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Além da boa resolução de captura, a câmera do Galaxy S4 merece destaque pela excelente variedade de ferramentas adicionais oferecidas. Entre aquelas que mais se destacam, estão a possibilidade de usar ambas as lentes (traseira e frontal) para tirar uma foto, registrar o áudio do momento que a captura foi realizada, salvar uma extensa sequência de imagens para que você escolha o frame “perfeito” ou efetue divertidas montagens e apague uma pessoa ou objeto indesejado das fotografias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.