8 coisas que o Tecmundo quer ver no Galaxy S4

5 min de leitura
Imagem de: 8 coisas que o Tecmundo quer ver no Galaxy S4

Samsung Galaxy S4. O primeiro semestre deste ano deve ser marcado por rumores e pelo confronto de informações sobre o mais novo lançamento da Samsung. A próxima geração de smartphones da companhia ainda não tem uma data oficial para chegar ao mercado, mas presume-se que o seu anúncio oficial deva ser feito no mês de abril, com o produto chegando às lojas depois de maio.

Mas quais deverão ser as novidades apresentadas no próximo aparelho da empresa sul-coreana? Listamos aqui alguns dos mais consistentes rumores levantados até agora e incluímos também a nossa opinião sobre cada um deles, revelando quais são as funções que certamente o público gostaria de ver.

(Fonte da imagem: Reprodução/BONDEBlog)

Android 4.3

O lançamento de um novo produto não parece “completo” quando ele não vem acompanhando de uma atualização do seu sistema operacional. Por conta disso, seria muito bom poder conferir uma versão 4.3 do Android aplicada ao novo smartphone da Samsung. A possibilidade de isso acontecer existe, mas essa é apenas uma hipótese.

Caso o anúncio do aparelho seja feito mesmo em de abril, é pouco provável que tenhamos um Android 4.3 até lá. A razão disso é que o Google deve realizar a Google I/O 2013, seu principal evento, apenas no mês de maio. Contudo, como provavelmente o produto não deve chegar às lojas antes disso, aumentam a expectativa. Mas em um cenário realista, espere pelo Android 4.2, com uma atualização logo em seguida.

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Authority)

Tela ainda maior?

Desde o lançamento da linha Galaxy, a tela do aparelho só cresceu. No caso do Galaxy S4, os rumores mais fortes do mercado até agora apontam para um produto com tela de 5 polegadas (4,99 polegadas para ser mais exato). Esse “avanço”, entretanto, divide opiniões. Alguns dizem que esse tamanho já ultrapassa os limites do bom senso. Outros preferem a tela cada vez maior.

O fato é que certamente teremos um aumento no tamanho de tela do aparelho e a previsão de um display com 4,99 polegadas tem muitas chances de se concretizar. Especificações vazadas apontam ainda para uma tela com resolução de 1920x1080 (Full HD), com densidade de pixels de 440 ppi. Telas flexíveis ou inquebráveis devem ficar para outras gerações.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Processador octa-core

Embora esse possa ser um desejo de muita gente, ainda não se sabe ao certo se o Galaxy S4 realmente terá um processador octa-core. Alguns testes de benchmark revelaram um dispositivo do gênero, com 1,8 GHz e 2 GB de RAM. Contudo, a novidade pode aparecer somente no Galaxy Note 3.

Caso isso não aconteça – e tenha em mente que existe uma grande possibilidade – o que veremos no Galaxy S4 é um processador quad-core, mas com maior velocidade. Como o Exynos 5 Octa já é uma realidade (o modelo foi apresentado na CES 2013), tudo vai depender se a Samsung quer ou não lançá-lo agora.

(Fonte da imagem: Reprodução/AnandTech)

Mais megapixels não significa melhor imagem

Aos poucos, o consumidor começa a perceber que ter mais megapixels em uma câmera não significa, necessariamente, imagens de melhor qualidade. Por conta disso, é possível que a câmera do aparelho continue com os seus 8 megapixels, assim como a geração atual. O que não quer dizer que ela não vá ganhar melhorias.

Ajustes interessantes podem ser feitos nas lentes das câmeras, proporcionando imagens mais nítidas em ambientes com menor luminosidade, um ângulo maior de visão na câmera frontal ou ainda um melhor suporte para a captura de imagens em HDR. Nesse quesito não espere muitas novidades, mas certamente aguarde por melhorias.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook/Samsung Lebanon)

Mais NFC e 4G LTE

Embora no Brasil o 4G ainda esteja um pouco longe da maioria dos consumidores, em diversos outros países a tecnologia já é uma realidade, sendo oferecida por grande parte das operadoras. Por conta disso, o 4G LTE já pode ser encarado como uma necessidade real e não há como imaginar o Galaxy S4 sem ele.

Já o NFC deve ser uma das grandes apostas da Samsung para o aparelho e podemos encará-lo até mesmo com uma evolução do Bluetooth. Compartilhamento de fotos e vídeos e até mesmo interação direta com veículos podem estar entre as novidades, permitindo, por exemplo, integração com GPS e controle de funções via celular.

(Fonte da imagem: Reprodução/SamMobile)

Mudanças sutis no design

Não espere nenhuma mudança drástica no design do Galaxy S4. Um aparelho ainda mais leve? É possível. Um modelo mais fino? Também. Mas a grande pergunta que podemos fazer aqui é: isso é mesmo necessário? Quais mudanças seriam desejáveis com relação ao Galaxy S3? A pergunta é difícil, mas há algumas alternativas.

Parte dos usuários gostaria de eliminar o botão físico dos aparelhos, aquele localizado na parte de baixo da tela. Outra solução apontada seria mudar o material de construção do produto, de forma que ele pudesse não só ficar mais resistente como também pareça ser mais resistente.

É compreensível o desejo dos consumidores por inovação em termos de design, afinal esse é um dos elementos que “diferencia” o modelo novo em relação ao antigo. Mas, a exemplo do que acontece com o iPhone, talvez seja esse o caso de se perguntar: é preciso mesmo mudar tanto assim em termos de design? Talvez a melhor resposta seja “não”.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Bateria de maior duração

Uma bateria de maior duração é sempre um desejo por parte dos consumidores. Entretanto, fazer com que uma bateria de mesmo porte seja capaz de consumir menos executando mais funções e por mais tempo sempre foi o princípio básico da evolução dos modelos de ponta. Com a Samsung não foi diferente.

Assim, entre optar por uma bateria maior, que consequentemente pode aumentar o peso e a espessura do produto, ou manter uma bateria de mesma capacidade, e que pode até ser menor, tenha em mente que certamente a maioria dos fabricantes escolheria a segunda opção.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Korea Times)

Mais memória interna

O Samsung Galaxy S3 está disponível em versões de 16 GB e 32 GB. Mas e que tal uma versão de 64 GB? Em algum momento isso vai acontecer. É natural que, com o passar do tempo, os apps que explorem um maior potencial gráfico ocupem mais espaço e, com isso, os 16 GB podem se tornar insuficientes.

A grande questão é se veremos isso já nesta geração de aparelhos ou se a maior capacidade interna ficará para uma próxima versão. De concreto, apenas podemos esperar por um aparelho com suporte para cartão microSD, o que amplia consideravelmente a sua capacidade, não tornando o recurso tão essencial assim ao menos por enquanto.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Galaxy S4 “ideal”

  • Sistema operacional: Android 4.3;
  • Tela: 4,99 polegadas (resolução 1920x1080);
  • Densidade de pixels: 440 ppi;
  • Processador Exynos 5 Octa (octa-core), de 1,8 GHz;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Armazenamento: 32 GB e 64 GB (expansível com cartão microSD);
  • Bateria: 2.500 mAh.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.