Review: smartphone Samsung Galaxy Gran Prime Duos [vídeo]

9 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Samsung Galaxy Gran Prime Duos [vídeo]

Aos poucos a Samsung começa a renovar a sua linha de dispositivos no mercado brasileiro. A começar pela embalagem, sai de cena o visual adotado desde a época do lançamento do Galaxy S4 para ganhar espaço a linha de trabalho que teve início com a chegada do Galaxy Alpha ao mercado.

Tons de cinza nas embalagens, acabamento em alumínio (ou que remeta ao material) na lateral dos produtos e traseira de plástico com textura faux leather são alguns dos detalhes presentes nesta nova geração de aparelhos. Dentro dessa linha, uma das alternativas que acabam de chegar ao Brasil é o Galaxy Gran Prime Duos, modelo voltado para quem procura um smartphone com hardware intermediário.

O aparelho estreia uma variação do chipset Snapdragon 400, da Qualcomm, o Snapdragon 410, e desembarca nas lojas com uma versão única com 8 GB de armazenamento e compatível com dois SIM cards, Rádio FM e TV Digital. Será que vale a pena investir o seu dinheiro nesta nova aposta da empresa sul-coreana? Isso é o que vamos descobrir agora nesta análise.

Testes de benchmark

Para a realização desta análise, submetemos o smartphone Samsung Galaxy Gran Prime Duos a quatro testes de benchmark: 3D Mark (Ice Storm Unlimited), AnTuTu Benchmark 5, GFX Bench (T-Rex HD OnScreen e T-Rex HD Offscreen) e Vellamo Mobile Benchmark (HTML 5 e Metal). Confira quais foram os resultados.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O 3D Mark é um dos testes de benchmark mais conceituados do mercado. Para a análise do aparelho, executamos o Ice Storm Unlimited, uma das opções oferecidas pelo aplicativo. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

AnTuTu Benchmark 5

Esse aplicativo é um dos mais completos da categoria quando se trata de analisar o hardware de um aparelho. O AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Pontuações maiores representam um desempenho melhor.

GFX Bench (T-Rex HD Onscreen)

O GFX Bench é um teste de benchmark para avaliar a qualidade gráfica de um dispositivo. O procedimento inclui uma série de testes que avaliam, entre outras coisas, a qualidade de renderização e o consumo de energia para exibição de imagens. Pontuações maiores (calculadas em frames por segundo – FPS) indicam um desempenho melhor.

Vellamo Mobile Benchmark

Essa opção é bastante versátil por oferecer dois testes para os aparelhos: o HTML 5 e o Metal. No primeiro deles, o desempenho do smartphone para navegação na web é colocado à prova. No Metal o processador é avaliado e uma nota final é atribuída à sua performance. Maiores pontuações indicam um melhor desempenho.

Design

O smartphone Galaxy Gran Prime Duos claramente já é inspirado nos elementos característicos da nova geração de celulares da Samsung. A começar pela embalagem, os tons de cinza dominam o produto. A versão que recebemos para testes conta com a tampa traseira na cor cinza, com uma textura lisa que lembra grafite.

As laterais do aparelho possuem acabamento em que remete a metal. Em um dos lados estão localizados os botões para controle de volume e, no outro, encontra-se o botão para ligar e desligar. A entrada para o cabo micro USB está na parte de baixo, enquanto a saída para fones de ouvido fica na parte de cima. Ainda na parte superior é possível encontrar o compartimento em que a antena para TV digital é embutida.

A tampa traseira de plástico não teve a sua espessura aumentada em relação a outras versões de smartphone da empresa, mas pelo acabamento ela transparece um pouco mais de resistência. Ao retirar a parte plástica você tem acesso às entradas para dois SIM cards e também para o cartão micro SD.

A saída de áudio está localizada na parte traseira do aparelho, logo ao lado da câmera. Na parte de trás do celular há o LED do flash. Abaixo da logo da Samsung vemos ainda o indicativo de que o smartphone é compatível com TV Digital, uma das maiores apostas da empresa para o sucesso das vendas desse modelo.

Interface

Visualmente não há novidades ou alterações na interface utilizada pela Samsung, a TouchWiz. Ela continua sendo exatamente a mesma versão que conhecemos no Samsung Galaxy S5, lançado em março deste ano. Entretanto, tecnicamente, é bem possível que a empresa sul-coreana tenha polido seu software com as atualizações lançadas desde então.

O consumo de RAM continua sendo o mais alto entre as interfaces que testamos com mais frequência, mas desde o lançamento do Galaxy Alpha pudemos perceber uma ligeira melhora nesse sentido. Esse aumento no desempenho se reflete também no Galaxy Gran Prime Duos, em que 1 GB de RAM do aparelho é suficiente para ele se mantenha estável em praticamente todas as tarefas.

Outra característica negativa dos aparelhos da Samsung, entretanto, permanece: o fato de que há muitos apps pré-instalados no celular, sejam eles jogos em versão demonstrativa ou serviços da empresa. Em um aparelho intermediário, com capacidade de armazenamento de apenas 8 GB, qualquer espaço extra é bem-vindo, e ter softwares pouco úteis embarcados no produto pode ser um motivo de frustração quando o espaço for insuficiente para novos conteúdos.

Desempenho

O Galaxy Gran Prime Duos marca a estreia também de um novo chipset da Qualcomm, o Snapdragon 401. Juntamente com a GPU Adreno 306, o kit funciona como uma atualização aos já conhecidos Snapdragon 400 e Adreno 305. As melhorias são sutis, mas nitidamente podemos perceber uma estabilidade maior no SO, em especial na transição entre um app e outro.

Em nossos testes, em nenhum momento o aparelho apresentou algum tipo de travamento, mesmo executando softwares que requeriam maior poder de processamento. Jogos como Injustice: Gods Among Us, Real Racing 3 e Batman: Arkham Origins rodaram nele sem maiores problemas.

Se com as tarefas mais pesadas já não houve nenhum tipo de problema, obviamente com as tarefas mais simples o resultado foi igualmente satisfatório. Assim, para o uso de redes sociais, emails ou navegação na internet, o celular se torna uma alternativa bastante adequada, praticamente garantindo que não deixará na mão mesmo usuários mais exigentes.

Tela

Numericamente a tela do Samsung Galaxy Gran Prime Duos é inferior à de modelos que poderíamos considerar concorrentes direto deste produto, como o Motorola Novo Moto G e o ASUS Zenfone 5. Na prática, essa diferença é perceptível, mas não é tão acentuada como você poderia supor ao analisar apenas os números friamente.

Dentro de sua proposta, a matriz TFT do display do smartphone não se mostra pixelizada, garantindo imagens de boa qualidade mesmo em jogos em que a GPU seja um pouco mais exigida. Além disso, o índice de reflexos na tela está dentro de uma média aceitável e, mesmo sob a luz intensa ou em ambientes abertos, praticamente não há nenhum problema para o usuário.

Em resumo: há concorrentes diretos que apresentam tela de melhor qualidade. Entretanto, na prática, essa diferença não é tão significativa a ponto de apontarmos esse quesito como um ponto negativo para quem opte pelo modelo da Samsung em vez de um smartphone de outro fabricante.

Câmera

A qualidade final das imagens capturadas pela câmera traseira do Galaxy Gran Prime nos surpreendeu positivamente. Em ambientes com boas condições de luz, as fotos obtidas com o sensor de 8 megapixels são extremamente satisfatórias. Porém, foi nas fotos noturnas que o aparelho mostrou ter um diferencial e tanto. Com o flash ativado, o nível de ruído das imagens ficou bem abaixo do esperado, revelando uma qualidade final acima da média.

A câmera frontal de 5 megapixels é outro item que pesa favoravelmente em prol do aparelho. Dentro da categoria de intermediários, é difícil encontrar um produto que valorize a câmera para selfies; neste caso, o resultado obtido com as capturas é excelente. Vale lembrar, entretanto, que o aparelho conta com apenas 8 GB de espaço de armazenamento, então recomendamos bastante que você utilize um cartão de memória com ele para não ficar na mão por falta de espaço.

Bateria

A duração de bateria não é nada surpreendente, mas o comportamento do aparelho ficou dentro da média obtida pelos principais aparelhos da categoria. Em um teste de estresse, com a execução de TV Digital com brilho de tela em 50% de forma contínua, foram necessárias 6 horas para drenar por completo os 2.600 mAh do componente.

Em uso cotidiano, com WiFi e 3G habilitados e acesso a redes sociais e emails, além do uso da câmera ao longo do dia, o resultado foi igualmente satisfatório. Saímos de casa por volta das 10 horas com a bateria em 100% e retornamos no fim do dia, cerca de 21 horas, com a carga ainda em 38%, numa demonstração clara de que é possível passar um dia fora com o aparelho sem ter o carregador por perto.

Qualidade de áudio

A qualidade final de áudio não é um item que costuma ganhar atenção especial dos fabricantes, especialmente em aparelhos de entrada ou intermediários. No Galaxy Gran Prime Duos a situação não é muito diferente. A sonoridade do aparelho não chega a decepcionar, mas com o volume no nível máximo percebemos leves distorções em agudos.

O modelo vem ainda acompanhado por fones de ouvido simples, mas de boa qualidade, com novo design em relação ao apresentado em outros aparelhos que testamos. Os fones contam ainda com microfone embutido, para que o usuário possa atender a ligações telefônicas sem precisar tirar o celular do bolso.

Recursos extras

Dois dos principais destaques do Galaxy Gran Prime Duos são a compatibilidade com TV Digital e Rádio FM. Para assistir à programação de TV é preciso desdobrar a antena do aparelho e acessar o software relativo à função. A busca pelos canais é automática e, em nossos testes, a qualidade de recepção se mostrou excelente.

Obviamente essa característica varia de acordo com a região em que você se encontra, mas entre os aparelhos com o recurso já testados pelos TecMundo, o Galaxy Gran Prime Duos foi o aparelho que exibiu a maior quantidade de canais e com a melhor qualidade de imagens. Não é possível gravar a programação.

Vale a pena?

O Galaxy Gran Prime Duos chega ao mercado com o preço oficial de R$ 829. O valor é pouco acima do sugerido para o Motorola Novo Moto G com TV Digital, que chegou às lojas por R$ 799, e do Nokia Lumia 630 com TV Digital, que chegou às lojas por R$ 699. Entretanto, encontramos preços variados para o modelo da Samsung, o que o coloca na mesma média de preço dos seus concorrentes.

O aparelho da empresa sul-coreana mostra um conjunto bastante equilibrado, com bom desempenho em praticamente todos os quesitos. Mesmo o consumo de memória RAM, um problema crônico da interface TouchWiz e que vem acompanhando os smartphones da empresa há um bom tempo, foi atenuado e começa a entrar em níveis aceitáveis e que não prejudicam a usabilidade.

Chamou atenção em nossos testes a qualidade de recepção do sinal de TV Digital. Entre os modelos com TV testados em nossa redação, o Galaxy Gran Prime Duos foi aquele que encontrou o maior número de canais e os exibiu com a melhor qualidade de imagem. Também não tivemos nenhum problema de desempenho e o aparelho deu conta do recado para rodar todos os jogos que foram testados.

Praticamente sem pontos negativos relevantes, o Galaxy Gran Prime Duos se coloca no mercado como uma excelente opção para o consumidor que não pretende desembolsar muito para ter um smartphone, mas faz questão de executar aplicativos de todos os tipos. Certamente, vale a pena conferir de perto esse aparelho e incluí-lo em sua lista de compras caso você esteja pensando em trocar o seu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.