Review: notebook Samsung Expert X51 [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Review: notebook Samsung Expert X51 [vídeo]

Já faz algum tempo que a Samsung adotou uma estratégia diferenciada em seus notebooks. Com nomes simplificados e poucos modelos, a fabricante facilita a vida do consumidor que busca encontrar um aparelho adequado às suas necessidades.

Como o próprio nome sugere, a linha Expert foca no segmento de pessoas que necessitam de uma máquina apta para o trabalho, ou seja, que entregue hardware competente e conforto para uso prolongado.

Para mostrar um pouco do novo portfólio, a fabricante nos enviou o modelo Expert X51. Este notebook de 15 polegadas vem com tela de alta definição, processador Intel Core i7 de quinta geração, muita memória RAM e até chip gráfico dedicado para entregar performance adicional em jogos.

Apenas essas especificações já são suficientes para nos deixar surpresos, porém há diversos detalhes fora e dentro do produto que visam chamar ainda mais a atenção do consumidor. Será que temos aqui um campeão em desempenho? Seria este notebook ideal para quem precisa carregar o laptop de trabalho na mochila?

Especificações

Capricho de primeira no design

Recentemente, nós analisamos Style S50, um notebook premium da Samsung, e vimos uma pegada um tanto diferente daquela que a companhia adotava no passado. Na mesma linha de design, a companhia agora apresenta a repaginada visual no Expert X51.

Apesar de não impressionar nas medidas, já que este é um produto intermediário focado em funcionalidade, o Expert X51 se destaca frente a muitos concorrentes com um estilo bem marcante. A fabricante caprichou no desenho geral, com retas suaves e curvas acentuadas.

Esse esmero se reflete na qualidade de construção, que aproveita materiais de boa qualidade para uma composição bastante atraente. O resultado fica mais chamativo com a pintura, que esbanja luxo em tom perolado, num colorido diferenciado em determinados ângulos.

Às vezes, a pintura remete a uma tonalidade mais creme, mas o consumidor pode enxergar uma cor mais próxima da branca com determinadas fontes de luz. O logotipo da marca em tom metalizado fica em evidência na tampa, já que a ausência de texturas dá prioridade para esse elemento.

Ao abrir o notebook, nos deparamos com um teclado belíssimo, o qual combina perfeitamente com o estilo elegante do produto. Há um bom espaçamento entre os botões e a presença do teclado numérico faz muita diferença para quem trabalha com números.

As teclas do tipo chiclete garantem conforto para digitação por períodos prolongados, sendo que o espaçamento entre a borda frontal e o teclado oferecem espaço para repouso dos pulsos. O touchpad é de tamanho considerável e tem boa resposta. Os botões de ativação do touchpad são separados, o que é bastante conveniente.

Tela notável, qualidade razoável

Quem trabalha com o notebook precisa de um display com atributos de primeira, afinal ninguém quer ter a rotina prejudicada por conta de limitações do equipamento. Para garantir alta definição, a Samsung apostou na resolução Full HD, que fica linda na tela de 15 polegadas.

Considerando que esse computador vai além das experiências de navegação e multimídia, o tamanho exagerado é conveniente, já que permite mais conforto à visão na hora de usar programas como o Photoshop ou mesmo para jogatina.

Outra qualidade é a capacidade anti-reflexiva, que evita problemas com a incidência da luz na tela, algo que garante bons resultados mesmo em ambientes com iluminação excessiva. O nível de brilho também está dentro dos parâmetros ideais.

O colorido é reforçado, o nível de contraste é adequado para as principais atividades e a fidelidade de cores é notável. O problema mesmo é a distorção que existe na reprodução das imagens quando a tela é inclinada.

Uma pequena mudança na angulação já é suficiente para estragar completamente a experiência, o que causa prejuízos seja para curtir um filme, na hora de rodar um game ou mesmo para trabalhar com edição de imagens. Isso é bastante complicado se pensarmos na finalidade do produto e no preço.

Hardware robusto, mas faltou SSD

A configuração de hardware do Samsung Expert X51 é generosa. Essa máquina tem chip Intel Core i7-5500U, que opera normalmente com frequência de 2,4 GHz e conta com 4 MB de memória cache, para resultados eficientes com programas que exigem mais da máquina.

Essa CPU dual-core é muito usada em laptops similares, sendo uma boa opção pela economia de energia e performance elevada. Em situações de maior demanda, ele sobe o clock para até 3 GHz, algo que não impacta muito em questão de consumo e temperatura.

Vale ressaltar que esse processador é capaz de operar com até 4 threads simultaneamente, característica bastante interessante para aplicativos de edição de vídeo. Vale notar que o TDP típico é de 15 watts, mas em alguns momentos esse valor é reduzido pela metade, o que dá um incremento na autonomia da bateria.

O Intel Core i7-5500U é fabricado com litografia de 14 nanômetros, sendo compacto e bem focado na questão da temperatura. Em nossa análise, não tivemos problemas e, mesmo durante uso intenso, não vimos temperaturas acima de 45 graus.

Por se tratar de um modelo projetado há algum tempo, o Expert X51 não é compatível com o padrão DDR4 de memórias, já que o processador não dá o suporte necessário. Os módulos que acompanham o produto são do tipo DDR3L, o que garante economia e bom desempenho.

A quantidade de memória instalada é suficiente para as principais atividades, seja para fins de trabalho ou para jogos. É importante notar que os 8 GB são exclusivos para o sistema já que o chip gráfico conta com memória RAM dedicada.

O armazenamento foi o único ponto na parte de hardware que nos incomodou. Ainda que muitos aparelhos atuais venham com discos rígidos, acreditávamos que o modelo mais top de linha Expert já teria um SSD, componente que poderia incrementar substancialmente a performance geral para carregamento do sistema e inicialização dos softwares.

A placa de vídeo do Expert X51 não é robusta para títulos recentes, então não espere rodar Deus Ex: Mankind Divided ou GTA V com qualidade exuberante. Felizmente, a GeForce 940M dá conta de games famosos, como Tomb Raider ou Batman: Arkham City.

Obviamente, independente do jogo que você vai tentar, é necessário realizar alguns ajustes nas configurações visuais, bem como na resolução, já que a saída em Full HD para a tela do laptop consome muitos recursos do processador gráfico. De qualquer forma, ela quebra um galho para os principais games.

A pontuação no 3DMark mostra grandes limitações no chip gráfico, que claramente não é ideal para jogatina intensa. Com números que não chegam à metade do que é obtido com a GTX 960M, esse componente se mostra ideal apenas para joguinhos leves, desde que o jogador não se importe em reduzir a qualidade.

Bateria e áudio

Algo que nos surpreendeu bastante foi a autonomia da bateria. Na contramão de alguns modelos similares, esse notebook da Samsung consegue extrair toda a capacidade do componente energético e entregar boa performance por longos períodos de uso.

Para execução de vídeos e jogos, conseguimos aproveitar a máquina por quase 4 horas. É um número bem significativo, se pensarmos que a placa de vídeo consome muita energia, e bastante satisfatório, já que dá para curtir sem se preocupar muito com uma tomada.

No teste Balanceado do Powermark, o Expert X51 marcou 4 horas e 40 minutos, que é um número bem expressivo se levarmos em conta o hardware do aparelho e a tela grande, que consomem mais energia. Vale notar que esta verificação mescla atividades de escritório e multimídia.

Para quem pretende usar apenas aplicativos do pacote Office e navegador de internet, a bateria do Expert X51 deve aguentar facilmente umas 5 ou 6 horas. É válido ressaltar que nossos testes foram feitos com brilho da tela regulado em 50% e componente WiFi ligado.

Se por um lado a Samsung acertou na bateria, ela errou bonito no sistema de áudio. O som do Expert X51 ficou bem abaixo de nossas expectativas. Apesar de entregar volume razoável, ele é bem fraco e só destaca os agudos.

Considerando a finalidade do produto, bem como sua carcaça (que tem espaço para acomodar um sistema sonoro mais robusto), ficamos decepcionados. Tudo bem, o som aqui é suficiente para curtir vídeos no YouTube ou filmes no Netflix, mas poderia ser muito melhor.

Vale a pena?

O Samsung Expert X51 é um notebook bonito e preparado para o dia a dia. Apesar de não ser leve e não apresentar uma bateria de longa duração para fins profissionais, ele se destaca pelo hardware potente e a experiência satisfatória com programas pesados.

Ficamos satisfeitos com a performance dele em todas as tarefas, o que incluiu a execução do Photoshop e também de alguns jogos exigentes, como Batman: Arkham City. Talvez, o grande problema na parte de hardware mesmo fica por conta da ausência de um SSD, o que compromete o carregamento dos programas e deixa o usuário esperando bastante.

Acabamento de qualidade, hardware robusto e bateria de longa duração são qualidades expressivas do Expert X51

É claro que a Samsung não é a única a ter esse tipo de projeto atualmente, mas ficamos bastante decepcionados nesse ponto, já que isso prejudicou a experiência geral e também é uma característica que não condiz com o preço do produto. Basicamente, você paga um valor bem alto e um SSD já deveria fazer parte do pacote.

Além disso, achamos que a Samsung deu uma grande mancada na questão da qualidade da tela. É um bocado triste adquirir um produto de quase 4 mil reais e perceber que o display pode apresentar distorção de cores. Em um primeiro momento, pode não parecer tão problemático, mas com o uso frequente, esse detalhe pode virar um incômodo.

Falando em preço, conforme comentado acima, o Samsung Expert X51 está disponível por valores que vão de R$ 3.800 a quase R$ 4.300, o que é bem elevado para um intermediário que traz como grande diferencial o chip gráfico — já que há laptops mais simples com configuração similar.

O valor está um pouco acima do que é praticado por algumas concorrentes, sendo que alguns inconvenientes (como peso excessivo, ausência do SSD, chip Intel de quinta geração e o inconveniente da tela) também influenciam contra o produto da Samsung.

Pensando na questão do design e do hardware poderoso, esse notebook pode ser uma boa opção para o dia a dia, mas só recomendamos a compra se houver uma queda no preço, pois há modelos com melhor custo-benefício.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.