Google Reader morreu: conheça 16 alternativas para substituir o serviço

14 min de leitura
Imagem de: Google Reader morreu: conheça 16 alternativas para substituir o serviço

(Fonte da imagem: iStock)

Conforme anunciado pela Google desde o começo do ano, chegou a data que muitos temiam: o dia no qual o leitor de feeds da empresa foi descontinuado. Isso não seria um fator tão marcante se o serviço não tivesse uma série de adeptos que passou a ser “órfã” dessa famosa aplicação.

Porém, existem muitos bons substitutos no mercado que acabaram não ficando tão conhecidos como o Google Reader. Por isso, abaixo, preparamos uma lista com algumas alternativas para quem está em busca de um programa para fazer a visualização das atualizações dos seus sites preferidos.

Antes de começar, no entanto, cabe apenas um aviso. Lembre-se de que sempre que uma conta de outro serviço for utilizada para fazer o login será necessário aceitar as permissões solicitadas pela aplicação para concluir o procedimento. Sempre faça uma leitura cautelosa desses termos para ter certeza de que você concorda com eles.

Feedly Online

O Feedly Online certamente foi uma das opções mais populares desde o anúncio do fechamento do Google Reader. O aplicativo disponibiliza uma versão online e complementos para o Google Chrome e Mozilla Firefox, além de aplicações personalizadas para o seu iPhone ou iPad e dispositivos com Android.

O programa segue os moldes do antigo leitor da Google para inserir novos feeds, sendo necessário apenas digitar uma palavra-chave para realizar a busca do conteúdo. De maneira alternativa, você também pode navegar entre as categorias do programa e encontrar itens do seu interesse.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em cada uma das entradas, estão disponíveis botões para você comentar, compartilhar, enviar por email, adicionar tags etc. Além disso, na interface do programa há opções para marcar os itens como lidos e atualizar e modificar filtros de exibição. Adicionalmente, ele traz quatro modos de visualização para as suas atualizações.

Outro ponto interessante é que ele também conta com temas para você personalizá-lo da forma que julgar mais adequada.

Go Read

O Go Read traz mais uma opção para você reunir as suas páginas e serviços de notícias favoritos em uma única interface. Além disso, como o programa funciona inteiramente online, você pode utilizá-lo no navegador da sua preferência e até mesmo em dispositivos móveis. Para fazer o login, é necessário utilizar a sua conta da Google.

Algo que chama muito a atenção logo ao abrir o Go Read é a grande semelhança que ele possui com o antigo Google Reader. Dessa forma, caso você fosse um dos adeptos do leitor de feeds da Google, certamente vai se adaptar com muita facilidade ao estilo visual e à organização trazidos por este programa.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A inserção de feeds é feita por meio do endereço XML do item desejado. Ele disponibiliza visualização na forma de lista ou de títulos e você pode ordenar tanto pelos mais antigos quanto pelos mais recentes. Infelizmente, ele ainda não conta com organização do conteúdo em pastas e nem mecanismo de busca.

No entanto, vale lembrar-se de que o programa ainda está em fase de desenvolvimento e testes (Beta), e muitas dessas características ainda podem vir a ser acrescentadas em versões futuras. Além disso, pelo fato de ele ser um programa de Código Aberto (Open Source), as chances de novas funcionalidades serem acrescentadas são ainda maiores.

NewsBlur

Assim como as opções já citadas, o NewsBlur traz mais um leitor completamente online, porém integrado ao Google Chrome e com versões também para o seu iPhone ou iPad e para dispositivos com Android. No entanto, ele conta com uma conta gratuita limitada no número de feeds que podem ser adicionados com relação à versão paga (que não possui restrições).

O serviço traz três modos de visualização, para você escolher aquele que mais se enquadrar no seu gosto pessoal. Inclusive, uma das alternativas disponibiliza o conteúdo integralmente, evitando que você precise sair da página do serviço para continuar a sua leitura. Com relação à organização dos itens, é permitido criar pastas para categorizar os feeds.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Os posts favoritos também ganham um destaque especial no lado esquerdo da tela. A identificação de itens lidos e não lidos é feita por marcadores coloridos personalizáveis, o que torna mais fácil a localização de informações. Para fazer o login no serviço é necessário criar uma conta.

Curata Reader

O Curata Reader é uma opção interessante para você visualizar os seus feeds, com uma interface limpa, organizada apropriadamente e muito bonita. O programa também funciona completamente online e aceita tanto a criação de um cadastro quanto o uso da sua conta da Google para realizar o login.

Além disso, ele adota um sistema de inserção de itens otimizado, permitindo tanto inserir um endereço XML quanto buscar uma fonte por uma palavra-chave. O programa conta com organização dos feeds em categorias e permite trocar entradas de lugar apenas as “arrastando” para a pasta desejada.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, em cada um dos itens, estão disponíveis botões para você, compartilhar (no Twitter ou no Facebook), enviar por email, marcar como favorito, indicar como sem interesse e deixar para ler depois.

No entanto, a aplicação conta com apenas um modo de exibição dos itens, mostrando o título e uma pequena parte do conteúdo. Não há filtros para modificar a ordenação dos feeds (ao menos até o presente momento). Da mesma forma, ele não possui um mecanismo de busca interno.

The Old Reader

O The Old Reader foi um leitor de feeds que também recebeu um grande número de adesões após a notícia que o Google Reader seria descontinuado. Para utilizar o serviço, você pode escolher criar uma conta nova ou entrar com o seu login do Facebook ou da Google. Logo ao entrar no serviço, você pode observar que o visual foi uma das grandes preocupações do desenvolvedor.

Porém, ainda assim o programa é minimalista e destaca o mais importante: o conteúdo. Isso sem contar a possibilidade de compartilhar páginas com muita praticidade. Uma vez que você esteja conectado no The Old Reader via Facebook ou Google, é possível se inscrever em novos feeds ou importar inscrições que você já tenha.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A inserção dos itens é feita com o feed em XML, como a maioria dos programas. O recurso de importação do The Old Reader é capaz de migrar todas as pastas, e é possível arrastar e soltar feeds e pastas para organizar suas posições. Ler postagens é igualmente fácil, bastando explorar o menu à esquerda e clicar em um diretório para ler o conteúdo dele.

Da mesma forma, o aplicativo conta com um mecanismo de busca para você encontrar notícias digitando uma palavra-chave.

Pulse News Reader

O Pulse News Reader começou como um leitor exclusivo de plataformas móveis, com versões para o Android e para o iPhone. Agora, ele também conta com um serviço completamente online, para você escolher o navegador da sua preferência e utilizá-lo a partir de qualquer dispositivo.

Para acessar o serviço, você pode tanto criar um novo cadastro quanto utilizar o seu login do Facebook. Um destaque para o programa é a maneira como as notícias são exibidas, pois suas imagens de miniatura aparecem organizadas de modo similar à interface do Windows 8. Porém, ele não permite que a pessoa adicione conteúdo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O leitor funciona por áreas de interesse, que você escolhe logo após realizar a criação da sua conta. Você pode editar, posteriormente, as seleções realizadas, mas não há como inserir um site que esteja fora da lista do Pulse News Reader. Ainda assim, ele conta com vários tipos de assunto e um vasto material.

Ao abrir um artigo, existem opções para você compartilhá-lo via Facebook, Twitter e email, bem como para adicioná-lo aos favoritos do serviço. Porém, vale apenas reforçar que todas as fontes do programa estão em inglês, logo, o conteúdo também se encontra nesse idioma.

Kouio

O Kouio oferece mais uma alternativa de leitor de feeds, com uma interface semelhante ao estilo adotado pelo antigo Google Reader, porém um pouco mais minimalista. Como uma das suas vantagens, ele funciona inteiramente online, permitindo que você possa escolher o navegador com o qual está habituado para o uso.

Logo ao acessar o Kouio, você já percebe que, apesar do estilo visual elegante, ele ainda conta com poucas opções. O programa exibe os dados no mesmo modelo tradicional de outros aplicativos da categoria, e você pode inserir novos feeds conforme a sua preferência utilizando o botão “New feed” (lembrando, apenas, que é necessário adicionar o XML do item).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Embora ele não conte com modos variados de visualização, é possível adicionar feeds nos favoritos para facilitar o acesso. O programa não apresenta um sistema de organização de itens em pastas e nem possibilita a criação de divisões para categorizar o conteúdo. No entanto, vale lembrar-se de que a aplicação ainda está em fase de desenvolvimento e testes (Beta) e que muitas dessas características ainda podem vir a ser acrescentadas em versões futuras.

EldonReader

O EldonReader é um complemento para o Google Chrome que oferece um leitor de feeds para quem utiliza esse navegador. Para usar o aplicativo, você pode criar um novo cadastro ou fazer o login com uma conta da Google, do Facebook ou do Yahoo!. O sistema de cadastro de novos itens é simples, pois você usa o campo de pesquisa para informar o endereço RSS a ser monitorado.

Para quem está atrás de novidades de forma não tão específica, buscando assuntos em vez de páginas, o EldonReader conta com um sistema de busca. Você pode ainda ver recomendações temáticas de esportes, tecnologia, notícias e muito mais, garantindo mais conteúdo para você sem muito trabalho.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O aplicativo conta com sistema de organização dos seus feeds em pastas e você pode tanto criar novos setores quanto trocar um item de lugar facilmente pelas configurações. O programa possui um modo de visualização do conteúdo, exibindo o título da notícia e algumas linhas do artigo.

Para agilizar o acesso a qualquer item posteriormente, é possível marcá-lo como favorito ou indicar que você gostou do conteúdo. Também há a opção “Read it later”, que serve para você indicar que deseja ler determinada notícia em outro momento.

Yoleo

O Yoleo também é um serviço completamente online e independente de navegadores ou de plataformas. Um dos grandes destaques da aplicação está na sua interface elegante e organizada. Para acessar o programa, você pode optar pela criação de um cadastro ou utilizar o seu login da Google.

A interface do programa traz uma coluna “a mais” do que os leitores tradicionais, exibindo a listagem na lateral direita da tela e o conteúdo do feed selecionado no centro. Porém, ele não possui um modo de visualização que mostre o texto integralmente. O processo para adicionar um feed é bem simples, seguindo o padrão de outras aplicações.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O programa possibilita marcar itens como favoritos para facilitar o acesso, mas, infelizmente, não conta com uma divisão do conteúdo em categorias ou pastas. Ainda assim, isso não chega a ser um problema, visto que as fontes são mostradas de forma organizada e bem visual na lateral esquerda da interface.

Algo que o Yoleo também não possui é um mecanismo de busca interno, uma função que costuma ser interessante para quem busca uma notícia ou item presente nos seus feeds (mas não sabe exatamente em qual deles tal artigo se encontra).

g2reader

O g2reader é outro serviço online robusto para a leitura dos seus feeds. Para utilizá-lo, você pode tanto criar uma nova conta quanto usar o seu login do Facebook. Concluído o processo, já é possível adicionar novos itens ou importar uma lista de feeds por meio de um arquivo do tipo OPML.

A interface do serviço é agradável e não conta com elementos estéticos desnecessários na tela. A inserção dos novos itens é realizada por meio de uma pesquisa pela palavra-chave que os representa. O aplicativo suporta a marcação de feeds como favoritos, para facilitar o acesso ao conteúdo em outro momento.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, caso você queira encerrar a sua conta, independente do motivo, o programa permite que você o faça sem maiores complicações.

NetVibes

O NetVibes traz um leitor de feeds e uma fonte de notícias no mesmo lugar. O acesso ao programa pode ser feito por meio da criação de uma conta ou utilizando o seu login do Facebook para a tarefa. Diferente da maioria dos agregadores, essa aplicação possui dois modos de funcionamento.

Inclusive, como um padrão, ao abrir a página do serviço ele está no modo “widget”, que traz notícias, atualidades e alguns utilitários para você. No entanto, você pode facilmente entrar no modelo “reader”, para a leitura dos feeds propriamente dita, movendo a chave presente na barra de opções.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A inserção de novas entradas é feita seguindo o modelo tradicional, por meio do XML do seu feed ou importando um arquivo do tipo OPML. Você pode separar os conteúdos em tópicos e trocar itens entre eles apenas “arrastando” a entrada desejada para a pasta de destino.

O programa conta apenas com o modo de exibição do conteúdo na forma de uma lista. Se você gosta de personalizações, é possível modificar o tema da aplicação para deixá-la mais de acordo com o seu gosto pessoal.

FeedBooster

O FeedBooster, assim como os outros programas citados, é inteiramente online e pode ser acessado a partir do navegador da sua preferência. O uso do serviço requer que você efetue um pequeno cadastro ou acesse utilizando o seu login do Facebook, da Google, do Twitter ou do Yahoo!.

Para adicionar novos feeds à sua dashboard, você pode simplesmente inserir o endereço XML do site que você deseja seguir ou se registrar em um tópico do seu interesse (política, esportes etc.). Para visualizar notícias específicas, é possível usar os filtros disponíveis (por autor, data, site, tag e por assunto).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O mecanismo de busca do programa é eficiente, o que pode ser de grande ajuda quando você quer localizar um assunto específico entre as suas fontes. Além disso, o aplicativo oferece alternativas para compartilhar o conteúdo via email, Facebook ou Twitter, bem como marcá-lo como favorito e usar o botão que exibe notícias similares.

O programa conta com três modos de visualização e, nas configurações, é possível modificar as opções dos filtros e desativar a exibição de imagens para ganhar mais velocidade de carregamento.

FeedsLand

O FeedsLand é um aplicativo gratuito que roda direto do navegador e serve para reunir os seus feeds em um só lugar. O programa requer que você faça um cadastro para utilizá-lo, sem a opção de utilizar um login de redes sociais ou da Google, mas não se preocupe: o formulário não vai tomar muito do seu tempo, pois é bem curto.

O serviço conta com ferramentas integradas para o compartilhamento de conteúdo, permitindo a divulgação em diversas redes sociais por meio de apenas um clique. Para inserir os feeds é possível tanto adicioná-los um a um, por meio de um arquivo XML, quanto fazer a importação do conteúdo por meio de um documento OPML.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Há, também, a opção de pesquisar termos específicos para acompanhar novidades. Da mesma forma, você pode ver uma lista das 20 páginas mais assinadas nos últimos dias por outras pessoas que usam o serviço. O FeedsLand traz uma série de atalhos de teclado, para quem prefere essa forma de ativar comandos.

No quesito modo de exibição, ele conta com dois tipos: compacto ou expandido. Infelizmente, o programa não conta com a possibilidade de você organizar o conteúdo em pastas. Porém, essa é uma aplicação que ainda está em modo de desenvolvimento e testes (Beta) e várias funcionalidades novas ainda podem ser adicionadas nas próximas versões.

FlowReader

O FlowReader é um leitor de feeds que também agrega o conteúdo do seu Twitter e do Facebook. Aqui, como na maioria dos serviços online da categoria, você pode tanto criar o seu cadastro na hora quanto utilizar o login de uma das duas redes sociais citadas ou entrar com a conta da Google para fazer o acesso.

Uma vez efetuado o seu login, é possível adicionar os seus feeds favoritos e, também, sincronizar as atualizações ocorridas nas suas Timelines do Twitter e o Facebook. Além disso, você também pode realizar postagens nelas e atualizar o seu status, tudo sem sair do programa.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O visual do aplicativo lembra bastante o antigo Google Reader, porém o programa não oferece uma divisão em categorias ou a criação de pastas para organizar o conteúdo. Além disso, o conteúdo das redes sociais é exibido acima dos feeds propriamente ditos – na parte dos menus.

Digg Reader

O Digg Reader nasceu especificamente em função da morte do Google Reader. Ele foi incorporado como um novo recurso em um dos sites mais populares dos Estados Unidos para agregar conteúdo: o Digg. Lançado no dia 28 de junho, o serviço já conta com uma versão específica para iOS. Em fase fechada de testes, espera-se que muitas melhorias ainda sejam lançadas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

O programa deve ganhar novas funcionalidades, como um botão “marcar como não lido” para aqueles que acidentalmente clicarem em algum item que precisa de atenção na próxima vez que você estiver navegando pelo serviço. Um contador de feeds não lidos também deve ser adicionado.

AOL Reader

Outro serviço nascido depois do anúncio do fim do Google Reader é o AOL Reader. Ele foi disponibilizado na segunda quinzena do mês de junho e já pode ser acessado em fase beta. A princípio, tudo o que é possível fazer é importar os seus feeds antigos para visualizá-los posteriormente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

A interface também não possui muitos segredos, mas há funções que permitem manter links como favoritos ou ainda escolher o modo de visualização (grade ou lista). Ao menos por enquanto, uma interface web é tudo o que o programa oferece, mas a AOL mantém em seus planos a ideia de lançar versões para Android e iOS.

Considerações finais

Sim, infelizmente, para muitos, o Google Reader deixou de existir. No entanto, agora você já conhece vários serviços que podem ser utilizados como substitutos para o antigo leitor da Google. Então, escolha aquele que mais se enquadra com o seu gosto pessoal e boa leitura!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.