Como usar melhor o Wordpress

4 min de leitura
Imagem de: Como usar melhor o Wordpress

Diferente de alguns anos atrás, hoje em dia é cada vez mais fácil criar e manter o seu site pessoal ou blog. Para tal, basta ter uma hospedagem, instalar um CMS e começar a escrever! Existem diferentes recursos e ferramentas disponíveis online, alguns gratuitos e outros pagos, mas todos servem para ajudar, até mesmo quem não sabe nada de programação, a criar e manter um blog.

Atualmente, o CMS mais utilizado para criar e manter blogs é o Wordpress. Neste artigo, serão repassadas algumas dicas de como aproveitar melhor esse sistema. Mas antes, é bom rever  alguns conceitos básicos que ajudarão a compreender melhor este tema.

O que é CMS?

CMS, ou Content Management System, é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo utilizado principalmente para criar e manter blogs. Todo blog tem um sistema desses e existem vários tipos diferentes disponíveis para cada blogueiro poder escolher aquele que achar melhor.

O CMS do Wordpress ajuda a organizar o conteúdo do seu blog ou site pessoal.Um CMS basicamente irá ajudar na criação e na manutenção da interface do blog ou site. Através dele, você cria novos conteúdos, gerencia os antigos e altera a forma de visualização dos textos e imagens. E o Wordpress é considerado um dos melhores CMSs disponíveis justamente por permitir uma melhor interface para o usuário criar e personalizar praticamente o que ele quiser em seu blog.

Wordpress.com e Wordpress.org. Dois Wordpress diferentes?

Se você procurar por Wordpress na internet, você encontrará dois grandes resultados: o Wordpress.com e o Wordpress.org. Ambas as páginas falam do mesmo CMS, ambas são gratuitas e  personalizáveis. Se olharmos por cima e do ponto de vista do usuário, elas são praticamente idênticas. Então, qual a diferença?

O Wordpress.org permite que você instale o CMS do Wordpress em seu blog ou site pessoal.O Wordpress.com é um servidor gratuito de blogs. Basta você criar uma conta no site principal para então poder criar quantos blogs quiser. Já o Wordpress.org é uma comunidade que disponibiliza o CMS do Wordpress para ser baixado e instalado no seu servidor pessoal. Isso quer dizer que se você tem um site qualquer, digamos o http://www.meusitequalquer.blog.br/, você pode instalar para esse domínio o CMS disponível no Wordpress.org.

A diferença básica é que no Wordpress.com você usa o servidor e configurações básicas da equipe do Wordpress. Com o Worpdress.org você usa o seu banco de dados e personaliza tudo da forma como quiser. Por isso mesmo a ênfase neste artigo será sobre o CMS do Wordpress.org.

Ultima versão do Wordpress e atualizações

Até a data deste artigo, a última versão do Wordpress disponível é o 2.8.3. O que isso quer dizer? Basicamente, que já houve várias outras versões anteriores e que em cada versão coisas novas são acrescentadas e erros são corrigidos. Esta última versão traz novidades excelentes, principalmente, no que diz respeito a atualizações e instalações, que agora são automatizadas e integradas ao sistema principal.

Se você já tem alguma versão do Wordpress instalado, você recebe automaticamente avisos quando novas versões do CMS estiverem disponíveis e até quando novas atualizações de plugins extras instalados são lançadas. Para quem nunca instalou o Wordpress, saiba que sua instalação é extremamente simples e é conhecida como a “Instalação de 5 minutos”. Para tal, basta você ter acesso a um banco de dados MySQL e criar uma conta com permissão de edição,  ao acessar o FTP de seu site e ter a última versão do Wordpress para instalar. O resto é só seguir os passos.

Novos PluginsExiste plugin de praticamente tudo para você montar o seu blog ou site pessoal.

A maior vantagem do Wordpress é justamente a possibilidade de personalizar o CMS através da instalação de novos plugins. Um plugin é um pequeno programa que você instala no seu blog que permite executar alguma função ou acessar algum recurso que antes você não conseguia. Existem vários plugins para todos os gostos e funções e a instalação é extremamente simples.

Em versões anteriores, para instalar plugins era necessário acesso via FTP, mas agora você pode instalá-los através do CMS automaticamente. São duas as formas básicas de instalar os plugins nessa última versão do Wordpress: via busca e via arquivo ZIP.

Para instalar via busca, basta ir à  aba apropriada para instalação de plugins. Lá você verá um espaço de busca. Você pode procurar tanto pelo nome ou por alguma palavra chave. Quando encontrar o plugin que deseja instalar, basta escolhê-lo que o CMS instala automaticamente no seu blog.

Para instalar via arquivo ZIP você precisa ter em algum lugar esse plugin para instalar. Então, localize o arquivo no formato ZIP e escolha instalar. O CMS irá descompactar e instalar automaticamente o plugin no seu blog. Agora, sempre que houver uma nova atualização, você receberá o aviso e poderá atualizar qualquer plugin automaticamente.

Novos Temas

Os temas são o que diferenciam um blog do outro. Cada blog usa um tema diferente, que o identifica diante dos leitores. Por isso é extremamente importante a escolha de um bom tema.

Vale lembrar que muitas das  funções de seu blog são configuráveis através do seu tema. Por exemplo, a instalação de sistemas de controle de estatística ou a visualização de favicons são feitos no tema. Caso você altere o tema de seu blog, lembre-se de alterar essas configurações também.

A instalação de novos temas ainda precisa ser feita via FTP, como nas versões antigas. Mas isso é xtremamente fácil. Basta você descompactar os arquivos do tema escolhido na pasta /wp-content /themes/ de seu blog e pronto. No CMS você pode configurá-lo e ativá-lo para seu blog.

Qual a sua opinião sobre os blogs do Wordpress?

Agora que você já sabe quais são as principais funções do Wordpress, está pronto para blogar? Achou este guia fácil? Aguarde que em breve o Baixaki trará mais dicas sobre o Wordpress!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.