Para muitas pessoas, o uso do computador para jogos pode ser algo para simples diversão, o que significa que não é preciso o melhor PC para brincar. Entretanto, gamers mais hardcores ou mesmo aqueles que encaram a tarefa como algo profissional sabem que há muito mais em jogo.

Independente do jogo em questão, contar com uma máquina de qualidade é fundamental para obter alto desempenho nas partidas online. Basta uma fração de segundo para perder a chance de ser o campeão e — acredite — isto pode custar muito dinheiro.

Obviamente, os componentes de hardware precisam ser de ponta, garantindo a renderização dos gráficos, mas em competições via rede ou através da internet, a conexão também é parte fundamental.

Tanto a placa de rede quanto o roteador precisam entregar performance de ponta para evitar atrasos e não atrapalhar a jogatina. É claro que produtos desse tipo são mais caros, mas o investimento é válido para quem joga de verdade. Nós já usamos alguns componentes e agora mostramos os modelos mais robustos para você fazer aquele upgrade na sua rede.

5. D-Link AC3200

O primeiro modelo da nossa lista é o D-Link AC3200. Este aparelho chama a atenção pelo visual, que mais parece uma espaço nave do que um roteador. Só que o visual não é o único diferencial do produto, já que ele conta com tecnologias e recursos projetados para atender gamers e usuários mais inteligentes.

Com seis antenas que garantem alta performance wireless e sistema tri-band, este modelo trabalha nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz e, com isso, pode alcançar a incrível velocidade de transferência de até 3.200 megabits por segundo. Graças a tais características, este roteador oferece performance inigualável para o gamer que busca alto desempenho.

Nós já testamos este D-Link e garantimos que ele é um dos melhores para games. É um roteador que transfere vem com vários recursos ideias para jogos, incluindo processador dual-core e tecnologia SmartConnect. Os únicos “probleminhas” é a limitação nas portas de rede (são apenas quatro) e o preço salgado que chega a pouco mais de 2 mil reais.

4. TP-Link Archer C3200

A TP-Link também deixa por menos e oferece um roteador de qualidade para os gamers. O Archer C3200 é um modelo concorrente do D-Link AC3200, tanto que traz quase as mesmas tecnologias. O visual aqui também é ousado, com espaço para encaixar as seis antenas na parte de cima do aparelho.

Com sistema TriBand (semelhante ao que temos no D-Link) e processador dual-core de 1 gigahertz, este aparelho transmite até 3,2 gigabits por segundo. A promessa é de performance top de linha para gamers mais exigentes. Pra quem prefere rede cabeada, ele só tem quatro portas. O preço fica na casa dos 250 dólares e infelizmente não é fácil encontrar o aparelho aqui no Brasil.

3. Linksys E8350 AC2400

A Linksys também tem uma boa solução em games, mas o roteador E8350 não chega aos mesmos patamares dos concorrentes. Com tecnologia AC2400, este modelo combina múltiplas bandas e alcança velocidade de até 2,4 gigabits por segundo.

Mesmo sendo um modelo mais simples, este Linksys tem tecnologia multi-user MIMO, para dar conta de aparelhos que demandam mais performance da rede. Ele vem com quatro antenas e quatro portas LAN. O preço oficial é 150 dólares, bem mais camarada e acessível para gamers que buscam alto desempenho e não querem vender um rim para comprar o roteador.

2. Netgear Nighthawk X8 R8500

A Netgear é uma das mais famosas do ramo e não brinca em serviço. No Brasil, a companhia já tem alguns modelos mais robustos (como o Nighthawk X6, mas nem sempre dá para encontrar em lojas grandes).

Entretanto, o Netgear Nighthawk X8 é o grande destaque da marca (e este é bem raro por aqui). Este aparelho já trabalha com Sistema TriBand e pode fazer até quatro streams simultâneos de alta velocidade. Este monstro alcança velocidade wireless de até 5,3 gigabits por segundo, um dos mais insanos para os gamers.