Os cinco melhores roteadores do mundo para quem é gamer [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Os cinco melhores roteadores do mundo para quem é gamer [vídeo]

Para muitas pessoas, o uso do computador para jogos pode ser algo para simples diversão, o que significa que não é preciso o melhor PC para brincar. Entretanto, gamers mais hardcores ou mesmo aqueles que encaram a tarefa como algo profissional sabem que há muito mais em jogo.

Independente do jogo em questão, contar com uma máquina de qualidade é fundamental para obter alto desempenho nas partidas online. Basta uma fração de segundo para perder a chance de ser o campeão e — acredite — isto pode custar muito dinheiro.

Obviamente, os componentes de hardware precisam ser de ponta, garantindo a renderização dos gráficos, mas em competições via rede ou através da internet, a conexão também é parte fundamental.

Tanto a placa de rede quanto o roteador precisam entregar performance de ponta para evitar atrasos e não atrapalhar a jogatina. É claro que produtos desse tipo são mais caros, mas o investimento é válido para quem joga de verdade. Nós já usamos alguns componentes e agora mostramos os modelos mais robustos para você fazer aquele upgrade na sua rede.

5. D-Link AC3200

O primeiro modelo da nossa lista é o D-Link AC3200. Este aparelho chama a atenção pelo visual, que mais parece uma espaço nave do que um roteador. Só que o visual não é o único diferencial do produto, já que ele conta com tecnologias e recursos projetados para atender gamers e usuários mais inteligentes.

Com seis antenas que garantem alta performance wireless e sistema tri-band, este modelo trabalha nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz e, com isso, pode alcançar a incrível velocidade de transferência de até 3.200 megabits por segundo. Graças a tais características, este roteador oferece performance inigualável para o gamer que busca alto desempenho.

Nós já testamos este D-Link e garantimos que ele é um dos melhores para games. É um roteador que transfere vem com vários recursos ideias para jogos, incluindo processador dual-core e tecnologia SmartConnect. Os únicos “probleminhas” é a limitação nas portas de rede (são apenas quatro) e o preço salgado que chega a pouco mais de 2 mil reais.

4. TP-Link Archer C3200

A TP-Link também deixa por menos e oferece um roteador de qualidade para os gamers. O Archer C3200 é um modelo concorrente do D-Link AC3200, tanto que traz quase as mesmas tecnologias. O visual aqui também é ousado, com espaço para encaixar as seis antenas na parte de cima do aparelho.

Com sistema TriBand (semelhante ao que temos no D-Link) e processador dual-core de 1 gigahertz, este aparelho transmite até 3,2 gigabits por segundo. A promessa é de performance top de linha para gamers mais exigentes. Pra quem prefere rede cabeada, ele só tem quatro portas. O preço fica na casa dos 250 dólares e infelizmente não é fácil encontrar o aparelho aqui no Brasil.

3. Linksys E8350 AC2400

A Linksys também tem uma boa solução em games, mas o roteador E8350 não chega aos mesmos patamares dos concorrentes. Com tecnologia AC2400, este modelo combina múltiplas bandas e alcança velocidade de até 2,4 gigabits por segundo.

Mesmo sendo um modelo mais simples, este Linksys tem tecnologia multi-user MIMO, para dar conta de aparelhos que demandam mais performance da rede. Ele vem com quatro antenas e quatro portas LAN. O preço oficial é 150 dólares, bem mais camarada e acessível para gamers que buscam alto desempenho e não querem vender um rim para comprar o roteador.

2. Netgear Nighthawk X8 R8500

A Netgear é uma das mais famosas do ramo e não brinca em serviço. No Brasil, a companhia já tem alguns modelos mais robustos (como o Nighthawk X6, mas nem sempre dá para encontrar em lojas grandes).

Entretanto, o Netgear Nighthawk X8 é o grande destaque da marca (e este é bem raro por aqui). Este aparelho já trabalha com Sistema TriBand e pode fazer até quatro streams simultâneos de alta velocidade. Este monstro alcança velocidade wireless de até 5,3 gigabits por segundo, um dos mais insanos para os gamers.

Com quatro antenas externas e mais quatro internas, ele tem alcance excelente, mesmo com barreira. Para os gamers de verdade, este Netgear ainda oferece seis portas LAN, sendo possível combinar o desempenho de duas portas para dobrar a velocidade no cabo. O prreço fica pra cima dos 300 dólares.

1. ASUS RT-AC88U

Quando o assunto é componente para jogos, a ASUS é uma das fabricantes que mais se destaca. Em questão de roteador, a marca tem um roteador ainda mais especial para gamers, que vem com chip dedicado para lidar com tecnologias exclusivas para garantir a melhor performance.

O ASUS RT-AC88U chega a transferir até 2,1 Gigabits por segundo na faixa dos 5 GHz. Com visual que acompanha os traços da linha Republic of Gamers, este modelo se destaca com 8 portas LAN, portas USB 3.0 e o funcionamento em dual-band.

Assim como o modelo da Netgear, este ASUS também tem funcionalidade para combinar o desempenho de duas portas de rede local (LAN) para dobrar a velocidade no cabo. Isso é especialmente interessante para garantir não apenas alta velocidade como também evitar problemas em casos de pacotes perdidos.

O desempenho é pra ser dos mais absurdos, já que ele tem processador dual-core, quatro antenas, otimizações no gerenciamento de pacotes QoS e um cliente WAN otimizado. Simplesmente animal! Lá fora, este ASUS custa US$ 300. Pena que ainda não tem aqui no Brasil.

Qual sua marca favorita para equipamentos de rede? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.