Direto dos Jetsons: robô autônomo limpa a casa e se carrega sozinho

1 min de leitura
Imagem de: Direto dos Jetsons: robô autônomo limpa a casa e se carrega sozinho
Imagem: YouTube

A iRobot revelou o modelo Roomba 980, um robô autônomo capaz de mapear a sua residência e limpá-la sem nenhum tipo de comando. Basicamente, o equipamento consegue identificar quais pontos ele ainda não higienizou através de uma câmera de baixíssima resolução.

O aparelho, que parece ter sido retirado de um episódio dos Jetsons, cria rotinas para tirar a poeira de toda a moradia. Por causa do sistema de localização, ele sabe em quais pontos da casa já trabalhou e evita desperdiçar energia. Essa tecnologia, chamada de vSLAM, pode ser o início das máquinas caseiras inteligentes.

O Roomba 980 tem uma autonomia de duas horas, um tempo considerável. O impressionante é que quando a bateria está próxima do fim, o robô vai automaticamente até um ponto de recarga. Depois da dose de energia, o dispositivo volta ao último lugar que limpou e retoma os seus afazeres.

Você usaria um robô de limpeza na sua casa? Comente no Fórum do TecMundo

Se você se preocupa com a sua privacidade, fique tranquilo. A câmera conta com uma resolução muito baixa que serve apenas para criar um mapa virtual da sua residência. Além disso, é possível acionar o aparelho remotamente através do aplicativo oficial da iRobot. O interessante é que essa tecnologia surgiu de pesquisas militares que tinham como função explorar locais de risco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.