Knightscope K5, o guardião das ruas que vai diminuir a criminalidade em 50%

1 min de leitura
Imagem de: Knightscope K5, o guardião das ruas que vai diminuir a criminalidade em 50%

No começo do ano, em um artigo especial sobre policiais androides em desenvolvimento no mundo real, falamos sobre o curioso K5 Autonomous Data Machine. Esse robô, com foco na segurança pública e que lembra um pouco o R2-D2 da franquia Star Wars, esteve em desenvolvimento nos últimos meses e deve ser finalmente lançado no final deste ano.

A Knightscope, empresa por trás desse invento, parece estar pronta para produzir o K5 de forma a atender a demanda da população por segurança. O robô deve atuar de forma ostensiva e, com a ajuda de seus sensores, deve ser capaz de identificar perigos e acionar a emergência quando for preciso.

Por onde ele atira?

Apesar de passar a impressão de que uma arma sairá de sua carcaça, o K5 não possui armamento para ferir as pessoas. Com 1,5 metro de altura e pesando 135 kg, esse robô patrulhará as ruas monitorando as situações e tentando “prever” situações de risco. Para fazer isso, ele é equipado com uma série de sensores que lhe permitem sentir cheiro, luminosidade, calor e outras manifestações do ambiente que o rodeia.

Luzes de LED também equipam a sua carcaça, e quatro câmeras são dispostas estrategicamente para conferir uma visão periférica ao K5. Segundo a Knightscope, a missão do K5 é reduzir a criminalidade em até 50%, mas não informa como pretende alcançar essa marca.

Desde a última vez que apareceu no TecMundo, o K5 recebeu uma boa repaginada em seu visual, principalmente no que diz respeito ao tamanho. Será que esse robô vai dar conta da criminalidade por onde ele passar? Em breve saberemos.

Você se sente seguro nas ruas da sua cidade? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.