Torneio da DARPA tem robô da Google e androides que dirigem e sobem escadas

1 min de leitura
Imagem de: Torneio da DARPA tem robô da Google e androides que dirigem e sobem escadas

A Google começou com o pé direito a empreitada no mundo da robótica. A companhia japonesa SCHAFT, comprada pela gigante em 2013, foi a vencedora do DARPA Robotics Challenge Trials, uma competição promovida pela agência militar de defesa norte-americana que envolve uma série de desafios que devem ser vencidos por máquinas. E a vitória foi absoluta: o campeão HRP-2 conquistou 27 pontos de 32 possíveis, ganhando por sete pontos do segundo colocado.

Em segundo lugar ficou o robô da IHMC Robotics, uma instituição sem fins lucrativos. O torneio aconteceu no final de dezembro em Miami e envolveu 16 equipes com robôs que precisavam resolver uma série de tarefas cotidianas, como abrir portas, dirigir veículos, quebrar uma parede de concreto, subir escadas e limpar resíduos. O objetivo, segundo a DARPA, é incentivar a criação de máquinas que atuem em zonas de segurança ou desastre.

O robô da SCHAFT/Google é uma criatura bípede de 213 kg e 1,46 metro de altura. Ele foi considerado "dez vezes mais forte que qualquer outro competidor" e pode agir sem cabos de segurança ou andadores, colocados durante os testes apenas como segurança.

Depois desse resultado, ele é um dos favoritos para a fase final da competição, que acontece em dezembro de 2014 e premia o vencedor com um prêmio de US$ 2 milhões. Você pode conhecer mais do torneio e dos desafiantes no site oficial da disputa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.