Robôs montando automóveis da Chery na China. (Fonte da imagem: Reprodução/Getty Images)
A discussão sobre o fato de robôs tomarem o emprego de muitas pessoas em linhas de produção vai demorar alguns anos para terminar. Ainda assim, é inegável que eles conseguem ser mais precisos, rápidos e confiáveis que os humanos em determinadas tarefas, principalmente naquelas repetitivas. De fato eles tiraram mesmo o emprego de muita gente, mas essas pessoas provavelmente seguiram para tarefas menos perigosas ou estressantes.
Nossos vídeos em destaque
De qualquer forma, você gostando ou não da interferência deles na indústria, é interessante ver como eles trabalham. Por conta disso, o pessoal do Gizmodo reuniu uma lista com alguns deles e nós separamos os mais legais para você dar uma olhada.
Indústria automobilística
Esse é o campo em que eles mais se deram bem. As linhas de montagem parecem ter sido criadas para eles desde o início. Como você vê na imagem, em 1984, vários deles já estavam montando carros em uma fábrica da Ford. O modelo que eles estão preparando é o Ford Sierra daquela década.
(Fonte da imagem: Reprodução - Keystone - Gretty Images)
Itens domésticos
Eletrodomésticos também têm boa parte da sua estrutura montada por robôs. Um exemplo de empresa que usa a mão de obra robótica é a BSH Bosh Siemens. Na sua fábrica em Nauen, na Alemanha, a empresa fabrica máquinas de lavar e outros com ajudinha dos monstros de metal.
(Fonte da imagem: Reprodução/Andreas Rentz)
High tech
Robôs não fazem parte apenas da produção de equipamentos simples como máquinas de lavar e carros. Na Alemanha, eles montam também painéis solares. Essa fábrica em questão fica em Pritzwalk.
(Fonte da imagem: Reprodução/Sean Gallup)
Agrícola
Máquinas agrícolas não são novidade em lugar algum. No Brasil, elas estão em toda parte fazendo colheitas e plantando as mais variadas culturas. No Japão, entretanto, eles resolveram transformar um plantador de arroz comum em um robô inteligente. Ele possui um GPS e consegue planar campos alagados inteiros sem a intervenção humana depois de programado.
(Fonte da imagem: Reprodução/Junko Kimura)
Robô gamer
A Microsoft também tem seus robôs. Eles não servem para fabricar nada em Redmond, nos EUA, mas sim para testar o console da empresa. Esse que você vê na imagem é especialista em apertar botões do controle do Xbox. Será que ele consegue jogar também?
(Fonte da imagem: Reprodução/Stephen Brashear)
Robôs operando máquinas menos inteligentes
Já não basta dar o pé na bunda dos trabalhadores de linhas de produção, os robôs agora já estão sendo preparados para operar maquinário pesado, como o que você vê na imagem. O humanoide simplesmente tomou o lugar do operador dessa cortadeira/escavadeira, seja o que for essa máquina com braço mecânico.
(Fonte da imagem: Reprodução/Junko Kimura)
)
)
)
)
)
)