Gel controlado por laser pode ser o futuro da robótica [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Gel controlado por laser pode ser o futuro da robótica [vídeo]

A tecnologia não para de nos surpreender. Você já deve ter visto, aqui no Tecmundo, reportagens sobre o grafeno e sobre o hidrogel. Quem decidiu combinar esses dois materiais e criar algo surpreendente foram os pesquisadores da Universidade de Berkeley. A equipe conseguiu desenvolver um tipo de hidrogel que reage e se movimenta quando é bombardeado com um laser específico.

O material foi desenvolvido a partir da combinação de proteínas sintéticas elásticas com folhas de grafeno que possuem a espessura de um átomo. Quando o material é bombardeado com um laser, as folhas de grafeno geram calor, e isso faz com que as proteínas absorvam ou liberem a água conforme esquentam ou esfriam.

Dessa forma, é possível fazer com que o hidrogel funcione de forma parecida com as células que permitem que as plantas se movimentem em busca de luz. A diferença é que os movimentos podem ser controlados e muito mais rápidos. Esse tipo de material pode permitir a criação de um novo tipo de robô, com menos partes mecânicas e movimentação mais natural.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.