NAO: o simpático robô que vai às aulas em escolas públicas brasileiras

1 min de leitura
Imagem de: NAO: o simpático robô que vai às aulas em escolas públicas brasileiras

(Fonte da imagem: Divulgação/Vivacity)

A Vivacity Didactic traz para o mercado educacional brasileiro o robô NAO, um simpático humanoide de 57 centímetros de altura, dotado de inteligência artificial e utilizado por mais de 450 universidades no exterior para pesquisas e simulações laboratoriais. “É um grande aliado dos estudantes, agora disponível também nas redes de ensino técnico e universitário em todo o país”, comemora André Araújo, diretor da Vivacity. 

Criado pela empresa francesa Aldebaran Robotics, o NAO sai de fábrica com “blocos de função” pré-determinados, com acesso a ferramentas de programação em Windows e Mac, e comandos que podem ser definidos por iniciantes ou especialistas em diferentes campos de atuação.

“As possibilidades são inúmeras. Na área da saúde, por exemplo, ele pode ser utilizado em pesquisas de comportamento humano, acompanhamento de idosos e de evolução de crianças com autismo. Em tecnologia, é facilitador para o desenvolvimento de programações de alta complexidade, expandindo os horizontes da robótica e da inteligência artificial”, afirma o executivo.

Conheça o NAO

Para 2013, a empresa projeta a venda de pelo menos 20 unidades do humanoide a instituições públicas de ensino superior e técnico. “De início, já fechamos contrato com as universidades federais da Paraíba e de Santa Maria”, diz o diretor da Vivacity.

O NAO reproduz movimentos humanos, manuseia objetos delicados e identifica sons e voz. Possui rede de sensores táteis, de pressão, câmeras e microfones (para noções de profundidade, distância, equilíbrio e identificação de sons), dispositivos de comunicação (sintetizador de voz, luzes LED e alto-falantes) e 25 juntas móveis que permitem caminhadas, danças e movimentos como se atirar ao solo, se levantar após ser empurrado ou evitar e se proteger de quedas.

O robô conta ainda com CPU Intel 1,6 GHz rodando Linux e middleware NAOqi e baterias internas com autonomia superior a 90 minutos de uso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.