Robô em forma de cobra escala postes sem nenhuma dificuldade [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Robô em forma de cobra escala postes sem nenhuma dificuldade [vídeo]

O robô em forma de cobra desenvolvido pelo CMU Biorobotics Lab surpreende pela facilidade com que se movimenta por ambientes. Em um vídeo publicado por seus criadores no YouTube, o aparelho é capaz de escalar um poste (e o braço de um dos pesquisadores) sem nenhuma dificuldade, simplesmente movendo as partes que constituem seu corpo.

O dispositivo foi criado como uma forma de permitir o acesso a áreas que normalmente seriam inacessíveis a humanos ou a outros aparelhos eletrônicos. Como não se limita simplesmente a se arrastar, nadar ou escalar, a invenção pode ser usada nos mais diversos tipos de ambientes, seja para ajudar a procurar vítimas de desabamentos ou para realizar ações de espionagem.

Atualmente, os responsáveis pelas cobras robóticas estão trabalhando em controladores capazes de oferecer mais autonomia às suas criações. Como é possível visualizar no vídeo divulgado pela equipe, os robôs conseguem moldar sua forma para se adaptar ao ambiente ao redor, exercendo somente a pressão suficiente para continuar sua movimentação.

Fontes: YouTube, CMU Biorobotics Lab

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.