Aranha robótica pode ser o salva-vidas do futuro

1 min de leitura
Imagem de: Aranha robótica pode ser o salva-vidas do futuro

Protótipo do robô aranha (Fonte da imagem: Divulgação Fraunhofer Institute)

Depois das máquinas que substituem os bombeiros nas praias e muitos outros robôs salva-vidas, uma equipe de engenheiros do Instituto de Engenharia de Fraunhofer, na Alemanha, resolveu utilizar a agilidade da aranha para inspirar um robô que pode ajudar pessoas em locais de perigo.

Equipada com câmeras de vídeo e outros sensores, o aracnídeo mecânico poderia se esgueirar por locais de difícil acesso, como escombros de um desabamento, para encontrar pessoas desaparecidas. O robô possui o estilo de locomoção muito parecido com o do animal que o inspirou, mantendo quatro de suas oito patas sempre no chão para maximizar a estabilidade.

Além de sua alta-capacidade de movimentação, o robô aranha ainda mantém a característica de ter um baixo custo na produção, já que utiliza a tecnologia da impressora tridimensional para a construção de suas partes.

Aranhas robóticas no cinema

O conceito de se usar máquinas aracnídeas em missões de busca e reconhecimento já apareceu em obras da ficção antes, como no filme Minority Report. No cinema, vários robôs-aranha inteligentes vasculham um prédio inteiro para identificar os moradores e encontrar o suspeito, interpretado por Tom Cruise.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.