Robô Asimo reproduz os movimentos de qualquer pessoa

1 min de leitura
Imagem de: Robô Asimo reproduz os movimentos de qualquer pessoa

A Honda aproveitou a Conferência Internacional sobre Robôs Inteligentes e Sistemas IEEE 2011 para demonstrar os avanços obtidos no desenvolvimento do robô humanoide Asimo. Através de um software que utiliza o Kinect da Microsoft como base, a máquina é capaz de analisar movimentos humanos e reproduzi-los em tempo real.

O objetivo da novidade é permitir o desenvolvimento de novas tecnologias que facilitem a vida das pessoas, especialmente no que diz respeito à sua mobilidade. Para tornar a reprodução de movimentos possível, os pesquisadores utilizam o sensor do Kinect como forma de identificar determinados pontos do corpo de uma pessoa.

A partir dos dados obtidos, um software especializado faz com que o robô imite as movimentações captadas pelas câmeras do dispositivo. O robô é programado de forma a evitar movimentações que provoquem colisões contra seu próprio corpo, além de evitar qualquer espécie de gesto que represente riscos às suas juntas.

Melhorias no processo de comunicação

Segundo o time dos pesquisadores da Honda, a capacidade de reproduzir movimentações humanas deve gerar implicações na programação de robôs e na operação de máquinas à distância, entre outros campos da robótica. Os desenvolvedores do Asimo também estão trabalhando em métodos que aprimoram a capacidade de comunicação do robô humanoide.

(Fonte da imagem: IEEE Spectrum)

Um software especial criado pelos cientistas da Honda faz uma análise completa das palavras, gramática e estrutura de textos que, em seguida, são transformadas em gestos realizados pelo dispositivo. Para tornar os resultados mais realistas, foi usada uma série de câmeras responsáveis por capturar os gestos humanos que, na sequência,  foram incorporadas ao Asimo para tornar sua movimentação mais natural.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.