Paraswift: robôs aderem à prática do bungee jump

1 min de leitura
Imagem de: Paraswift: robôs aderem à prática do bungee jump

Desenvolvido por uma parceira entre a Disney Research e o Swiss Federal Institute of Technology (ETH), o Paraswift é um robô capaz de escalar paredes de edifícios sem qualquer dispositivo auxiliar. Terminado o trajeto, a máquina abre um paraquedas próprio e se lança em direção ao solo, pousando em segurança e livre de qualquer tipo de dano.

Mais do que servir como uma demonstração de uma possível prática esportiva para seres mecânicos, o aparelho tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento de modelos em 3D de prédios e cidades. Para isso, possui câmeras que capturam vídeos com imagens dos arredores desde o momento em que a escalada é iniciada.

O resultado pode ser empregado na construção de mapas detalhados, como os vistos no Google Street View, sem ter que se preocupar com pedestres bloqueando a visão das câmeras.

Projeto em desenvolvimento

Para tornar a escalada possível, o Paraswift conta com rodas que criam um vórtice de baixa pressão garantindo sua fixação em qualquer superfície. O sistema permite a movimentação até mesmo em superfícies acidentadas, o que significa que não são necessárias paredes lisas para que o robô funcione corretamente.

O paraquedas presente na invenção precisa ser acionado por um operador, o que torna grandes as chances de acidentes. Para corrigir essa limitação, os desenvolvedores estudam um método capaz de acionar automaticamente o dispositivo de segurança, caso o robô perca aderência em relação ao meio em que se movimenta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.