Se você é do tipo que se pega pensando de vez em quando em como seria bom ter um par de mãos extras nas atividades do dia a dia, prepare-se: isso está prestes a se tornar realidade. Isso porque pesquisadores japoneses inventaram uma mochila que adiciona dois braços mecânicos ao seu “kit” original. Bacana, não é?

De acordo com os cientistas da Universidade de Keio e da Universidade de Tóquio, a ideia do projeto MetaLimbs – um jogo de palavras em inglês que mistura metal com membros – é tanto aumentar a produtividade do pessoal mais multitarefa quanto auxiliar pessoas que tiveram um ou até mesmo os dois braços amputados.

A iniciativa depende da desenvoltura do usuário com os pés

O mais interessante da iniciativa é que ela não depende de controles mentais para funcionar, mas sim da desenvoltura do usuário com os seus pés. Com a mochila equipada e com os controles instalados nas suas pernas, basta levantar os membros inferiores ou retrair os dedos dos pés para que os braços e mãos robóticas realizem o mesmo tipo de ação. Os sensores da região possuem até motores hápticos que servem, por exemplo, para reproduzir no seu pé a sensação de segurar um objeto com os membros metálicos.

Embora o uso ideal do aparelho seja com o indivíduo sentado, o vídeo de divulgação mais acima mostra que o MetaLimbs funciona muito bem com o usuário em pé, ampliando ainda mais a sua aplicação a tarefas reais. Adicionalmente, os engenheiros japoneses afirmam que é possível trocar as mãos por ferramentas ou outros aparelhos, fazendo com que o gadget possa ser usado em linhas de produção ou em atividades mais perigosas para dedos de carne e osso.

Utilizar o gadget para se tornar um vilão é a opção menos interessante do pacote

Vestindo a tecnologia

Dito tudo isso, o aparelho parece bastante viável e próximo de se tornar realidade, não é? Alguns sortudos vão poder brincar com o item de perto muito em breve, já que uma versão de testes da tecnologia deve ser mostrada na SIGGRAPH 2017 – uma conferência norte-americana agendada para o dia 31 de julho, em Los Angeles. Você teria coragem de sair na rua com um brinquedinho desses? Vê utilidade para isso no seu dia a dia? Deixe a sua opinião sobre o tema mais abaixo, na seção de comentários.

Cupons de desconto TecMundo: