Às vezes você se depara com alguma situação e pensa que seria melhor ter mais um ou dois braços para dar conta de tudo o que precisa segurar. Todo mundo já passou por isso e, em breve, se o protótipo criado pelo Inami Hiyama Laboratory vingar, não será tão difícil assim ter um par de braços extras.

Os cientistas do laboratório japonês desenvolveram o MetaLimbs, braços mecânicos que são controlados com os movimentos dos pés. Obviamente ainda bem cru, o equipamento não tem um acabamento avançado e provavelmente não vai permitir que o seu usuário saia escalando paredes por aí e se torne um supervilão.

Contudo, o MetaLimbs já é capaz de auxiliar quem o utiliza em tarefas simples, como manipular pequenos objetos. Os seus criadores garantem ainda que a máquina pode ser customizada para diferentes tarefas: basta trocar o punho tradicional por outras ferramentas específicas, assim você tem um gancho ou um soldador na ponta do braço mecânico.

Como é possível notar no vídeo, os braços robóticos tem um tempo de resposta bem interessante ao toque. Assim, tanto a movimentação dos pés quanto a interação com outros objetos se dá de maneira instantânea, destacando o bom trabalho dos cientistas japoneses na concepção do aparelho.

Além disso, o equipamento é feito para ser utilizado sentado. Vale lembrar que, como ele é controlado pelos movimentos dos pés, o ideal é que você utilize-os apenas para movimentar os braços mecânicos. Apesar de simples, a iniciativa é bem interessante e, quem sabe, pode evoluir para interfaces mais intuitivas e menos mecânicas no futuro.

Cupons de desconto TecMundo: