Nosso dia a dia moderno nos obriga a passar muito tempo fora de casa, sendo normal ter de carregar um monte de coisas, como agasalho, compras, documentos do escritório ou notebook. Pensando nisso, a fabricante italiana Piaggio (montadora conhecida pela criação das motos Vespa) está lançando o Gita.

O robô é um veículo autônomo que segue você aonde for. A sua principal função é livrá-lo de carregar peso. Com pouco menos de meio metro de altura e formato esférico, possui a capacidade de transportar um volume de até 18 kg e alcançar a velocidade de 35 km/h. O pequeno assistente pode interagir com um operador humano ou se mover de forma automática em áreas previamente mapeadas.

A montadora centenária acredita em oferecer soluções de locomoção desde os anos 40, quando criou a emblemática Vespa. A Piaggio Fast Forward – divisão da empresa focada em robótica – segue a visão da companhia e promove o assistente com o intuito de facilitar a mobilidade nos centros urbanos.

Cada vez mais existe uma procura por locomoção não motorizada e uma preocupação em reduzir espaços ocupados por veículos por questões ambientais e de saúde. O Gita se encaixa em todos esses contextos com excelência, mas há limitações. O dispositivo não consegue subir escadas e não se dá muito bem em terrenos acidentados. Mas, em ambientes e cidades onde a acessibilidade é fator relevante, sobra espaço para o robô rodar.

A empresa ressalta que as aplicações de uso vão além de assistência pessoal. O equipamento pode receber tarefas como entregar encomendas ou transportar ferramentas ou equipamentos médicos. A Piaggio Fast Foward comunicou que o Gita será lançado nos próximos dias em Cambridge, Massachusetts, onde será divulgado o preço do produto.

Cupons de desconto TecMundo: