Corre! Novo robô 'Handle' da Boston Dynamics é veloz e pode até saltar

1 min de leitura
Imagem de: Corre! Novo robô 'Handle' da Boston Dynamics é veloz e pode até saltar

A Boston Dynamics já é bem conhecida dos fanáticos por tecnologia. A empresa especializada em robótica foi comprada pela Google alguns anos atrás e recebeu vários investimentos consideráveis, tendo avançado bastante na produção de cães-robôs e até mesmo de robôs bípedes.

Mas mesmo os mais avançados ainda tinham certo problema de locomoção, uma vez que seus membros podem ser facilmente interferidos por outros elementos — tanto pessoas quanto animais ou objetos. Só que agora a Boston Dynamics está trazendo um novo robô que consegue deixar qualquer obstáculo para trás.

Trata-se do Handle, que acabou de ser mostrado para investidores da companhia, mas ainda não foi revelado oficialmente — as imagens nesta matéria foram obtidas por um investidor, que cedeu o material com exclusividade para o The Verge. E por que ele é tão interessante?

Handle: sem obstáculos

Aparentemente, o Handle ganhou esse nome porque ele pode "handle objects" (carregar objetos). Ele é equipado com pernas móveis e com articulações para ajustes de altura, mas a locomoção é feita por rodas instaladas "nos pés". Devido à estrutura de montagem, essas rodas podem fazer o robô girar rapidamente, ter deslocamentos velozes e até mesmo saltar.

Com essas capacidades, é possível imaginar que em breve o Handle estará apto a percorrer distâncias regulares enquanto carrega objetos — sendo capaz de desviar de obstáculos e saltar bloqueios de alturas medianas.

........

A Boston Dynamics foi adquirida pela Google (agora Alphabet) em 2013, mas em março do ano passado a companhia afirmou que estava procurando compradores para a divisão de robótica. Até o momento, não houve propostas interessantes, mas é possível que isso mude com o anúncio do Handle. O que você achou do novo robô?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.