Assustador: robô sul-coreano pode patrulhar fronteira com a Coreia do Norte

2 min de leitura
Imagem de: Assustador: robô sul-coreano pode patrulhar fronteira com a Coreia do Norte

Se você já assistiu a animes como "Gundam" e "Macross", viu filmes como “Avatar” e “Círculo de Fogo” ou simplesmente gosta muito de robótica, a mais nova invenção vinda da Coreia do Sul deve estampar um sorriso no seu rosto – ou render algumas noites de pesadelos, caso as produções de referência sejam “O Exterminador do Futuro” e “Chappie”. Isso porque uma empresa do país asiático acaba de revelar o Method-2, um robô que tem tudo para se transformar em uma arma de guerra muito em breve.

Em desenvolvimento há cerca de um ano pela sul-coreana Hankook Mirae Technology, o equipamento funciona como uma mistura de exoesqueleto e armadura robótica, o que significa que o brinquedinho não é controlado à distância ou operado por meio de algum tipo de inteligência artificial: é preciso que um humano esteja dentro do cockpit para que o dispositivo funcione adequadamente. Difícil dizer se isso é melhor do que criar um item autônomo, uma vez que algumas pessoas podem ser mais instáveis que os computadores, não é?

Ok, ele é igualzinho ao robô de "Avatar"!

Bem, independentemente de quem estiver no controle dessa belezinha, é inegável que o robozão oriental é imponente mesmo estando em seus estágios iniciais de produção. Afinal, estamos falando de um aparelho de 4 metros de altura, pesando cerca de 1,5 tonelada e com mãos semelhantes às humanas – indicando que ele pode ser utilizado para uma infinidade de tarefas, incluindo manusear mecanismos e objetos. Ver o Method-2 em ação é algo que fica entre uma cena muito assustadora ou muito impressionante. Assista ao vídeo abaixo e decida:

Uso corporativo ou militar? Ambos!

Entre os usos planejados para o robô estão alguns trabalhos pesados em armazéns, fábricas e canteiros de obras, mas a ideia é que ele também possa ser utilizado na fronteira da Coreia do Sul com a Coreia do Norte – possivelmente reforçando o clima de hostilidade e tensão já existente no local. Mesmo que o Method-2 ainda dependa de um cabo de energia para ser alimentado e mal consiga ficar estável sobre suas duas pernas, a Hankook Mirae Technology afirma que há uma longa lista de compradores em potencial do produto.

As primeiras unidades do robô devem ficar disponíveis apenas no final de 2017

Isso pode significar uma aprovação bem importante e um belo investimento no projeto, já que a expectativa é que as primeiras unidades do robô fiquem disponíveis apenas no final de 2017 e custem a “bagatela” de 10 bilhões de won – um valor equivalente a mais de R$ 27 milhões. Será que o país comandado por Kim Jong-um vai conseguir responder à altura com o novo brinquedinho de seus antigos compatriotas do Sul?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.