Robô que pede café e faz massagem é novo ajudante em fábrica da Ford; veja

1 min de leitura
Imagem de: Robô que pede café e faz massagem é novo ajudante em fábrica da Ford; veja

Um novo assistente mecânico está sendo testado pela Ford Motor Company. Capaz de não apenas levantar peças pesadas durante a montagem de veículos, mas também de aprender a executar tarefas com base no comportamento de funcionários humanos, a máquina pode até mesmo pedir cafés.

Desenvolvido em conjunto com a empresa alemã de robótica KUKA Roboter GmbH, o ajudante tem quase um metro de altura. Atualmente configurado para auxiliar operários na montagem de Ford Fiestas em Cologne, na Alemanha, o robô conta com sensores de movimentos que identificam a proximidade de pessoas – levantamento de peças ou, sim, massagens são algumas das ações que podem ser executadas pela máquina.

Segundo Kelli Felker, gerente de comunicações e de produção da Ford, o plano é levar os ajudantes de aço também às fábricas da América do Norte. Quem vislumbra aplicações diversas com base no uso dos robôs é também Karl Anton, diretor de veículos e de operações da Ford Europa. “[Eles] abrem mundos ilimitados à produção e design de novos modelos Ford”, comenta o executivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.