Crise interna força RIM a adiar lançamento do BlackBerry 10 para 2013

1 min de leitura
Imagem de: Crise interna força RIM a adiar lançamento do BlackBerry 10 para 2013

(Fonte da imagem: Reprodução/Reuters)

Revelado em maio deste ano, o sistema operacional BlackBerry 10 teve seu lançamento adiado para o primeiro trimestre de 2013. Embora a novidade já esteja sendo desenvolvida há mais de um ano, a companhia afirmou que torná-lo disponível para os consumidores ainda em 2012 está se provando algo fora da realidade possível.

Apesar da mudança de data, o CEO da companhia, Thorsten Heins, afirma que o foco no desenvolvimento da novidade continua o mesmo. Embora não esclareça os motivos que levaram à decisão, ele afirmou em uma declaração à imprensa que “isso não está relacionado ao design ou aos recursos do software”.

Crise interna

A ascensão de rivais como a Apple e a Google tem provocado efeitos bastante prejudiciais sobre a RIM. No último trimestre, a companhia teve prejuízos de US$ 200 milhões, o que vai resultar na demissão de 5 mil funcionários — número que se soma aos 2 mil profissionais cuja dispensa já havia sido anunciada anteriormente pela companhia.

Possível parceria com a Microsoft?

Segundo uma reportagem publicada na última quinta-feira (28 de junho) pela Reuters, a crise interna da companhia tem gerado descontentamentos entre seus acionistas. Rumores indicam que muitos deles querem que a companhia abandone o desenvolvimento do BlackBerry 10 e invista em uma parceria com a Microsoft.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Não é a primeira vez que rumores sobre uma união do tipo surgem — antes de anunciar a parceria com a Nokia, a empresa de Steve Balmer teria se aproximado da RIM com a intenção de torná-la uma das fabricantes oficiais do Windows Phone. A proposta, negada na época, poderia ter um desfecho diferente caso fosse feita atualmente.

Outra opção que a empresa tem é vender parte de sua estrutura interna e serviços de software para outras organizações. Com isso, parte da rede da companhia poderia ser reestruturada para trabalhar com sistemas operacionais, como o Android e o iOS, o que poderia reduzir ainda mais a participação da RIM no mercado de smartphones.

Fontes: MarketWatch, Reuters

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.