RIM revela detalhes do novo sistema operacional BlackBerry 10

1 min de leitura
Imagem de: RIM revela detalhes do novo sistema operacional BlackBerry 10

(Fonte da imagem: Reprodução/RIM)

A Research in Motion (RIM) revelou na última terça-feira (primeiro de maio) os primeiros detalhes sobre o novo sistema operacional BlackBerry 10. O anúncio foi feito durante a BlackBerry World 2012, evento que aconteceu na cidade de Orlando, na Flórida. Entre as novidades apresentadas estão novos widgets, um teclado touchscreen reformulado e novos controles de gestos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A principal modificação apresentada pela empresa é o Cascades, plataforma de desenvolvimento proprietária que acompanha a nova interface Cascades UI. Os desenvolvedores interessados em criar softwares para os aparelhos da companhia podem fazer isso em C/C++ ou Qt, com a vantagem de poder estabelecer elementos fixos como botões e listas sem ter que codificá-los manualmente.

Além de aplicativos desenvolvidos especificamente para o Cascades, o BlackBerry 10 também vai contar com suporte a tecnologias como o HTML 5. Segundo o site The Verge, os novos softwares apresentados pela RIM rodam de maneira muito mais suave do que qualquer trabalho anterior feito pela empresa.

Os desenvolvedores que participaram da BlackBerry World 2012 receberam kits de desenvolvimento Alpha para iniciar a criação de programas. Entre as companhias que demonstraram interesse pela novidade está a Gameloft, que se comprometeu a converter 11 de seus produtos para a plataforma. A expectativa é que a versão final do novo sistema operacional chegue aos consumidores até o final deste ano.

Fontes: RIM, The Verge, Engadget

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.