Tags RFID ajudam você a nunca mais esquecer suas chaves

1 min de leitura
Imagem de: Tags RFID ajudam você a nunca mais esquecer suas chaves

Ao sair com pressa para um compromisso, é comum esquecermos itens importantes como o celular, chaves ou até mesmo computador. Infelizmente, na maioria das vezes, a lembrança só vem quando voltar para casa não é algo fácil, resultando em perda de tempo e atrasos.

Para resolver esse problema, o desenvolvedor David Monteiro criou o dOh, dispositivo que usa tags RFID para que você nunca mais esqueça nada de importante em casa. O nome da invenção tem origem na expressão já clássica que o personagem Homer Simpson fala quando comete alguma espécie de erro.

A tecnologia funciona combinando pequenas etiquetas colocadas nos itens que não devem ser esquecidos e um aparelho colocado na maçaneta de casa. Toda vez que se tenta sair sem o celular ou as chaves, por exemplo, é acionada uma pequena luz correspondente no acessório.

Ajudando a memória

Embora não indique o local em que o objeto esquecido se localiza, a invenção é útil para prevenir acidentes e atrasos. Além disso, a novidade funciona como uma forma de detectar automaticamente a ausência de algum item importante quando se chega em casa – como um celular esquecido no trabalho ou em um restaurante, por exemplo.

(Fonte da imagem: Device Studio)

Para criar o dOh, Monteiro utilizou dois controladores Arduino responsáveis por coordenar os itens registrados pelo usuário. A novidade também permite criar grupos de objetos, e vem acompanhada de um pequeno acessório no formato de um chaveiro que começa a emitir um sinal sonoro quando algum item registrado é declarado como perdido pelo dono.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.