YouTube lança ferramenta de 'capítulos' para vídeos da plataforma

1 min de leitura
Imagem de: YouTube lança ferramenta de 'capítulos' para vídeos da plataforma
Imagem: Pexels

O YouTube começou introduzir o recurso de “capítulos” nos vídeos da plataforma. A novidade permite que você pule exatamente para o trecho do vídeo que quer assistir, ao exibir um título descritivo para cada seção do conteúdo.

Sendo disponibilizada gradativamente pelo mundo, os vídeos do YouTube serão segmentados na barra de exibição. Antes, o que era uma barra vermelha única que acompanha a linha cinza de carregamento, agora é dividida em várias seções e cada um deles recebe um título que indica o conteúdo.

Em dispositivos mobile, as mudanças são praticamente as mesmas. A barra vermelha é dividida em várias seções e, ao avançar entre elas, o celular vibra a cada mudança de capítulo.

Diferente de vários recursos do YouTube, essa ferramenta de navegação depende da manutenção do criador de conteúdo. Os nomes dos capítulos e sua extensão são definidos pelo criador do vídeo nos preparativos finais do lançamento de um vídeo, logo após o upload.

Sendo assim, a separação em capítulos pode não ser adotada em todos os canais, mas pode ser um recurso útil em vídeos de tutoriais, compilados de músicas, receitas e programas mais extensos.

Um exemplo de aplicação dos “capítulos” é no vídeo do show da banda Radiohead, Live From A Tent In Dublin. O vídeo tem 54 minutos de duração e cada seção é uma música do show.

Em breve, a divisão de capítulos chegará ao conteúdo do YouTube Originals e terá atalhos específicos para teclados, revelou um porta-voz da companhia ao The Verge. Em outra conversa, o gerente de produto do YouTube Matt Darby e Robert Thompson, designer de UX da plataforma, contaram que a companhia procurou entender como os espectadores consumiam os vídeos indo de porta em porta.

Sendo assim, eles perceberam que precisavam alterar a forma que os vídeos são apresentados. Daí surgiram os capítulos: a substituição de blocos únicos de um vídeo em pequenos trechos com descrição e extensão bem definidos. O YouTube espera que as mudanças auxiliem o consumo de conteúdo na plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.