Facebook pode criar tecnologia que ‘adivinha’ para onde você está indo

1 min de leitura
Imagem de: Facebook pode criar tecnologia que ‘adivinha’ para onde você está indo

O Facebook solicitou o registro de patentes relacionadas a uma nova tecnologia capaz de predizer para onde você está indo. Pois é, parece que rastrear onde você está agora não é mais o suficiente e a empresa de Zuckerberg pretende combinar informações de localização coletadas online para adivinhar o seu destino e saber quando você ficará offline.

Segundo o BuzzFeed News, a nova tecnologia seria, ainda, capaz de usar informações de outras pessoas para tentar projetar aonde você estará daqui a pouco. Vale destacar que os dados usados como base para a adivinhação são coletadas com o consentimento de quem utiliza o Facebook.

Vamos supor que você tenha o hábito de passar em uma determinada padaria ao final do expediente todas às sextas: o sistema descrito pelo pedido de registro da patente “Offline Trajectories” seria capaz de calcular as probabilidades de você realizar tal deslocamento e exibir informações úteis no Feed de Notícias.

Já a patente “Location Prediction Using Wireless Signals on Online Social Networks” descreve uma tecnologia que realiza predições com base no comportamento de outras pessoas com perfis semelhantes ao seu. Essa patente cita o uso da força de sinais de redes sem fio, como WiFi, Bluetooth, 3G/4G e NFC para identificar a movimentação das pessoas e identificação de perfis.

Facebook responde

Em comunicado, um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa “frequentemente busca patentes de tecnologias que nunca são implementadas, e pedidos de registro de patentes — como é o caso — não devem ser tomados como indicação de planos futuros.”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.