Como saber se o Facebook armazena dados de chamadas e SMS (e como apagar)

2 min de leitura
Imagem de: Como saber se o Facebook armazena dados de chamadas e SMS (e como apagar)

Com a ascensão das redes sociais, nos habituamos a preencher cadastros nos quais sempre existe aquela página final em que confirmamos estar de acordo com os termos de uso do produto. Isso é algo que todo mundo faz, e a princípio parece inofensivo, mas agora começa a mostrar suas consequências.

Após a divulgação de que a empresa de consultoria política Cambridge Analytica possuía dados do Facebook obtidos de maneira ilegal, a rede social sofreu impacto até em suas ações na bolsa de valores. Isso levou também um dos criadores do WhatsApp, que atualmente pertence ao Facebook, a publicar uma mensagem no Twitter com a hashtag #deletefacebook, incentivando as pessoas a encerrarem suas contas na rede social.

Além de todas essas notícias, agora se descobriu que chamadas e SMS de usuários dos aplicativos Messenger e Facebook Lite para Android podem estar sendo armazenadas também. Foi postado no blog do Facebook uma explicação de que o registro é opcional, pois só ocorre após autorização do usuário na primeira utilização (numa tela como a mostrada abaixo).

1

A divulgação de que esse tipo de informação era armazenada começou após um tweet em que o usuário identificou ligações efetuadas pelo seu aparelho registradas junto aos dados do Facebook.

A princípio, se você não autorizou a sincronização dessas informações, elas não estarão armazenadas junto com os dados de sua conta, mas considerando a forma como as coisas andam, talvez seja melhor conferir se isso está acontecendo ou não.

Para isso, é necessário fazer o download de todos os seus dados, como já mostramos aqui no TecMundo anteriormente

Após receber o email e fazer o download, você deve descompactar tudo e procurar o arquivo contact_info.html, que estará dentro da pasta html. Ali estão todos os dados que o Facebook coletou desde a criação da sua conta e, se você autorizou o acesso ao registro de chamadas, elas estarão ali também.

Apagando os dados

Se você não está satisfeito com o registro dos seus contatos, saiba que é possível apagar essas informações. Para isso, você pode acessar esta página e clicar em "Excluir todos", fazendo que sejam apagados todos os contatos que o Facebook tem registrados na sua conta.

Já para interromper a sincronização de ligações e SMS, e posterior registro na sua conta do Facebook, você deve acessar o aplicativo do Messenger ou Facebook Lite no seu celular. Dentro dele, clique na sua foto de perfil e, no menu que abre em seguida, procure “Pessoas”, onde finalmente é possível desativar a sincronização de contatos.

Segundo o Facebook, a partir do momento que você desativar a sincronização, todo o histórico registrado será apagado, e nada mais será registrado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.