Instagram e Snapchat removem GIFs adesivos por causa de imagem racista

1 min de leitura
Imagem de: Instagram e Snapchat removem GIFs adesivos por causa de imagem racista

Tanto Instagram como Snapchat removeram temporariamente a função de adicionar GIFs adesivos às histórias e mensagens criadas nos aplicativos. A mudança aconteceu no sábado, dia 10 de março, após uma usuária reportar uma imagem racista que aparecia quando ela buscava pela palavra “crime”.

Ambos os serviços têm integração com o Giphy, uma base de dados de imagens animadas nesse formato, permitindo que os usuários usem os GIFs por cima de fotos. Curiosamente, essa é uma das funções que surgiu primeiro no Instagram, em janeiro, e só apareceu no Snapchat no mês seguinte.

A equipe do site está revisando manualmente todos os GIFs adesivos já enviados.

A publicação TechCrunch entrou em contato com as duas empresas, que confirmaram a retirada da integração enquanto o caso é investigado. De acordo com o Giphy, a imagem apareceu por causa de um erro no filtro de moderação de conteúdo. O bug já teria sido corrigido, mas a equipe do site ainda está revisando manualmente todos os GIFs adesivos já enviados. “Nós assumimos a total responsabilidade pelos eventos recentes e pedimos sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos”, concluiu a empresa.

Um representante do Snapchat disse que todos os GIFs adesivos disponíveis no aplicativo deveriam ser apropriados para pessoas com 13 anos ou mais. Da mesma forma, um representante do Instagram afirmou que esse tipo de conteúdo não tem lugar na rede social.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.