Facebook terá botão de contexto para combater as notícias falsas

1 min de leitura
Imagem de: Facebook terá botão de contexto para combater as notícias falsas

O ano de 2017 tem sido significativo para o combate das notícias falsas na internet. Talvez a possível influência desse tipo de método na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016 tenha sido o grande ponto de alerta para grandes plataformas virtuais, mas o fato é que empresas como Google e Facebook tem se esforçado em combater as fake news em seus domínios.

A mais recente novidade do Facebook é a exibição de um contexto adicional de notícias que aparecem no Feed a fim de informar melhor os participantes da plataforma. A novidade foi anunciada hoje e é resultado de uma construção colaborativa inclusive com veículos da imprensa em torno do Facebook Journalism Project, sempre ouvido aos feedbacks da comunidade.

“Este novo recurso foi desenvolvido para oferecer às pessoas algumas das ferramentas necessárias para tomar uma decisão bem informada sobre quais histórias ler, compartilhar e confiar”, informa a empresa de Mark Zuckerberg.

Botão de contexto no FacebookBotão de contexto mostra mais informações sobre quem publica uma notícia a fim de combater as informações falsas.

Botão de informação

A novidade consiste basicamente em um botão sobre o qual um usuário clica a fim de ler o contexto no qual uma determinada notícia está inserida. A parte prática aqui é o fato de que essa informação extra aparece dentro do próprio Facebook, ou seja, não é necessário ir a uma nova página para isso.

“A informação contextual adicional é obtida do Facebook e de outras fontes, como a verbete da Wikipédia de quem a publica, um botão para seguir a sua página, artigos em destaque ou relacionados ao tópico e informação sobre como o artigo vem sendo compartilhado pelas pessoas no Facebook”, garante a rede social. “Em alguns casos, se essa informação não estiver disponível, nós deixaremos as pessoas saberem disso, o que também pode ser útil para contextualizar.”

Em suma, a ideia é munir as centenas de milhões de participantes do Facebook com ferramentas que vão ajudá-los a dar mais discernimento a respeito das informações quem chegam ao Feed de Notícias. A novidade ainda está em fase de testes e a rede social garante que ela não causará mudanças significativas às publicações feitas no Feed.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.