Patook é um Tinder para encontrar novos amigos – e só amigos

2 min de leitura
Imagem de: Patook é um Tinder para encontrar novos amigos – e só amigos
Imagem: Patook

Que o conceito de fazer novos relacionamentos oferecido pelo Tinder é uma ideia bastante interessante, isso não temos como negar. Assim, um serviço pegou a ideia e trouxe ele para um caminho um pouco mais simples, mas não menos interessantes: o de fazer novas amizades platônicas – e estamos falando sério sobre a parte de serem apenas amizades.

Com o nome de Patook, o aplicativo, como dito logo acima, funciona de maneira incrivelmente parecida com o Tinder. Ele permite que você confira um resumo da pessoa, seus interesses e outras informações especialmente importantes para quem quer saber se aquela é uma possível amizade certa; depois disso, basta arrastar o card de quem é mostrado na tela para o lado desejado, dependendo se você quer aprovar ou rejeitar aquele contato.

Qualquer coisa que seja mesmo um pouco mais do que estritamente platônica é imediatamente banida

Para ajudar a aumentar suas chances de encontrar bons amigos em potencial, você ainda pode filtrar pessoas por diversos fatores. Elementos como gênero; se você quer fazer amizade com um casal; determinar uma faixa de idade específica; a distância de sua busca e outros são apenas algumas das possibilidades.

Não limitado a isso, você ainda pode preencher vários campos de itens que gosta e não gosta, podendo até mesmo preencher um questionário opcional para personalizar ao máximo suas buscas.

Amizades sem flertes

Até aí, a ideia parece bem interessante. Mas o que impede que alguém simplesmente aproveite aquela nova amizade encontrada no serviço para tentar mandar aquele flerte? Simples: os criadores do app usam um algoritmo de Processamento de Linguagem Natural que identifica qualquer mensagem com teor que vá além da parte platônica.

Caso uma mensagem com esse teor seja identificada, por sua vez, a postagem não é feita, e um moderador verifica o conteúdo do texto. Se for confirmado que se tratava de um flerte, a pessoa é tipicamente banida. Como resultado, mais de 5% dos usuários que tentaram entrar no serviço foram banidos antes mesmo de a primeira mensagem ser enviada.

Você pode conferir a ferramenta em uso logo abaixo:

“Qualquer coisa que seja mesmo um pouco mais do que estritamente platônica é imediatamente banida. Sem avanços românticos, sem flertes/cantadas, sem insinuações, sem comportamentos de ‘amigos primeiros mas daí nós vemos’...” exemplificou Tony Daher, fundador do aplicativo.

A decisão de usar um algoritmo desses veio justamente porque, embora outros serviços semelhantes existam, a grande maioria deles acabou virando um programa de relacionamentos. “Houveram algumas tentativas no passado de criar apps de fazer amigos, mas eles se tornaram apps de namoro depois de curtos períodos”, explicou Daher. “A premissa do Patook é baseada em erradicar esse problema”, continuou.

Para aqueles interessados, é possível baixar o aplicativo tanto no Android quanto no iOS.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.