Não caia no golpe da 'Aranha no Facebook'

1 min de leitura
Imagem de: Não caia no golpe da 'Aranha no Facebook'
Imagem: Leonardo Moura - Facebook

O TecMundo vez ou outra avisa sobre golpes no WhatsApp que, normalmente são relacionados a correntes conspiratórias, mas, dessa vez, o alerta é sobre o Facebook. Usuários da rede social estão pedindo para que pessoas reajam a uma postagem, a compartilhem e, em seguida, façam um comentário com a hashtag “#spider”. Segundo a publicação original, a aranha animada deve aparecer caminhando sobre o display, mas isso não passa de um golpe.

Essa aranha é na verdade fruto de um app que você pode instalar no seu smartphone Android e, em seguida, definir um tempo em segundos para que ela apareça. A ideia original é pregar uma peça em pessoas que pedem o seu celular emprestado para alguma coisa. Nesse caso, os golpistas estão usando a ferramenta para promover perfis e páginas no Facebook enquanto enganam usuários.

Acreditamos que muitas pessoas caem nesse truque pelo fato de alguns serviços de fato estarem integrados ao Facebook para mostrar alguma coisa em comentários que apresentam segmentos específicos de texto. Contudo, essa integração é feita apenas dentro de comentários e não exige curtidas nem compartilhamento.

Há variantes desse mesmo golpe com outros animais asquerosos, tais como rãs e cobras. Fique de olho e não divulgue esse tipo de prática no seu perfil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.