Conversas privadas, filtros personalizados e até mesmo o suporte a uma câmera noturna são alguns dos recursos oferecidos pelo Snapchat, um dos mensageiros mais populares da atualidade. A rede social que investe em publicações com “prazo de validade” está disponível para aparelhos Android e iOS e pode ser baixada gratuitamente. Tudo o que usuário precisa fazer para criar uma conta é informar um endereço de email, um número de telefone e então ativar seu login (saiba mais).

Mas o uso constante das funções interativas do app pode drenar em penas algumas poucas horas toda a bateria do celular, gerando dificuldades a usuários que costumam usar mensageiros alternativos como o Facebook Messenger, Telegram ou WhatsApp, por exemplo. Neste tutorial, portanto, você vai aprender a economizar energia através de opções nativas do Snapchat e também do Android e iOS.

No Android

A versão do Snapchat para Android não possui um modo dedicado à economia de energia. É possível ativar, porém, o “Modo Viagem”, que, apesar de focar sobre a economia de dados móveis, pode também reduzir o consumo de bateria.

1 – Acesse as configurações do Snapchat deslizando a tela para a direita.

Ao economizar o uso de dados móveis, menos energia será consumida.

2 – Em seguida, clique em “Gerenciar” e ative, por fim, o “Modo Viagem”.

Otimização de bateria

Outra forma de reduzir o consumo de bateria é ativando a otimização de bateria no Android 6.0.

1 – Abra a opção “Configurar” e então clique sobre “Bateria”.

A otimização de bateria está disponível apenas para aparelhos com Android 6.0 e versões superiores.

2 – Depois, toque sobre os três pontos e abra o recurso “Otimização de bateria”. Selecione a opção de visualização de todos os apps, encontre o Snpachat em sua lista e clique, então, em “Otimizar”.

No iOS

O “Modo de Economia de Energia” está disponível para alguns aparelhos com iOS. Para aqueles que não exibem a opção, o “Modo Viagem” pode também ser ativado.

1 – Abra o app, deslize a tela para a direita e acesse as configurações.

O modo de economia de energia vai estar disponível somente para alguns aparelhos com iOS.

2 – Clique em “Gerenciar” e ative os modos de economia disponíveis.

Atualização em 2º Plano

Desabilitar as atualizações de 2º plano também é uma opção no iOS. Ao cancelar o uso de dados de redes 3G e 4G, o usuário garante também economia de bateria.

1 – Abra os “Ajustes” e clique sobre “Geral”.

Para economizar ainda mais bateria, desative a atualização de apps pouco usados.

2 – Em “Atualização em 2º Plano”, encontre o Snapchat – ou quaisquer outros apps cujas atualizações automáticas deverão ser desabilitadas – e desative a chave seletora.

Outro modo de se cancelar as atualizações em background é rolar a tela de “Ajustes” para baixo, selecionar o Snapchat e desligar o recurso.

Confira aqui 20 dicas para economizar bateria em seu Android.

Usuários do iPhone podem visitar esta página e aprender também a economizar energia.

Cupons de desconto TecMundo: