As redes sociais ou social networks, como Orkut, Facebook, Twitter, MySpace e Sonico, são serviços estruturados na web para proporcionar a construção de um meio de comunicação com contatos pessoais e profissionais.

Esse tipo de serviço tem sido amplamente utilizado mundo afora, são milhões de pessoas conectadas por simples páginas na internet. A facilidade com que ocorre a troca de informações, a procura por indivíduos e a possibilidade de criar novas amizades são os fatores que resultaram em tanto sucesso para essas mídias.

Entre tanta variedade de serviços, o fato é que dificilmente você encontre alguém que não utilize nenhum deles. Convenhamos, usar tais ferramentas é uma das maneiras mais fáceis para manter contato com familiares e amigos e receber informações com o mínimo de esforço.

Porém, acessar inúmeras páginas para logar em suas contas não é nada prático, concorda? Em evento voltado para web ocorrido no dia 5 de maio nos EUA, o FUSE Labs - uma das equipes de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft - anunciou uma proposta para centralizar todas as atualizações de diferentes redes em um único lugar. Conheça melhor o Spindex, este poderoso serviço que pode revolucionar as redes sociais.

Spindex

Spindex, uma possível revolução nas redes sociais

O Spindex foi anunciado oficialmente nesta última quarta-feira, dia 5 de maio de 2010, durante a Web 2.0 Expo - evento mundial com foco em tecnologias e inovações para a internet -, em São Francisco (EUA).

O FUSE Labs, responsável pela novidade, apesar do pouco tempo de vida tem se mostrado muito eficiente com o desenvolvimento de ferramentas para web com grande potencial, como o Bing Twitter Maps e o Docs.com para Facebook (confira todos os projetos do laboratório aqui).

Como a própria desenvolvedora discorre em seu site, este serviço deve se tornar a forma mais simples de visualizar todo o seu “mundo social” em uma única página. Ele consiste na publicação e acúmulo de informações de diferentes redes sociais. Isso significa que agregar conteúdos de varias fontes deve se tornar algo descomplicado e muito rápido.

Acesse todo o seu mundo social em uma única página

De acordo com a desenvolvedora, o Spindex atualmente possui suporte e interação com as redes sociais Facebook e Twitter, com o serviço de lembretes Evernote, com o buscador Bing e com a tecnologia RSS. Não conseguiu vislumbrar as possibilidades desta ferramenta? A Equipe Baixaki dá uma força:

Imagine que em apenas uma interface (um login) você consiga ler mensagens enviadas pelo Twitter, as atualizações de seus amigos no Facebook e as notícias cadastradas através de feeds. Tudo isso em uma tacada só. A comodidade desta novidade nem sem compara àquela infinidade de abas abertas no navegador.

Ainda é para poucos

Vontade de testar o novo serviço da Microsoft não falta, não é mesmo? O potencial do Spindex é enorme, a praticidade obtida com sua utilização deve ser algo incomparável. Entretanto, isso ainda está longe do nosso alcance, pois o acesso a tal ferramenta foi restringido por convites de participação - os quais foram distribuídos apenas entre os participantes da exposição em São Francisco.

Somente quem possui convite pode testar o serviço

Em busca do sucesso

Os usuários mais antenados com o mundo tecnológico devem ter percebido semelhança na função do Spindex com outros aplicativos já existentes no mercado - o TweetDeck, o Power.com e o Tweetvisor são alguns exemplos - e devem estar se perguntando qual o seu diferencial.

A interatividade com o Bing, o Evernote e a tecnologia RSS já são funcionalidades dificilmente encontradas em seus concorrentes. Boatos dizem que o destaque do serviço vai ser sua interface, pois a intenção é integrá-lo ao Microsoft Outlook como uma extensão ou então como um aplicativo do Windows Live.

A Microsoft briga pela lilderança do mercado tecnológico

Outra característica citada nas previsões é a disponibilização de conteúdo personalizado. Na teoria, o aplicativo utilizaria informações que você envia para redes sociais e usa em pesquisas na internet para identificar seu perfil aproximado. Dessa forma, ele ofereceria notícias relacionadas com suas preferências.

Como são apenas especulações ficamos na espreita dessas hipóteses, mas não existe outra alternativa além de esperar por divulgações oficiais do FUSE Labs ou o lançamento do produto ao mercado, que ainda não tem nenhuma previsão de data ou prazo para acontecer.

Será que pega?

A pergunta que não quer calar: será que o Spindex vai cair no gosto dos usuários de redes sociais e serviços web? Ainda é cedo para dar qualquer tipo de palpite, as informações que rolam na internet são escassas e nada conclusivas.

O fato é que as premissas desta novidade da Microsoft têm um potencial gigantesco. A praticidade, comodidade e personalização que a ferramenta deve proporcionar atingem, a priori, níveis ainda não percebidos em outros softwares. Esperamos que o Spindex não seja mais um serviço com um ótimo conceito, mas com baixa aplicabilidade - como o caso do decepcionante Buzz, da Google.

Será que pega?

E para você? Qual foi a primeira impressão do Spindex? Ele deve realmente mudar os paradigmas das redes sociais que conhecemos atualmente? Será que sua difusão ocorrerá entre os usuários comuns do Twitter e Facebook? Comente e compartilhe suas ideias.

Cupons de desconto TecMundo: